Accenture e Emdoc são os vencedores do 5º Prêmio Câmara Espanhola de Sustentabilidade 2017

Câmara Espanhola

Em apoio a iniciativas inovadoras voltadas à sustentabilidade, a Câmara Espanhola de Comércio no Brasil anunciou na noite desta quinta-feira (23), durante evento no Espaço Moní, em São Paulo, os vencedores do Prêmio de Sustentabilidade 2017. A Accenture foi a vencedora na categoria Grandes Empresas desta 5ª edição do Prêmio, enquanto a Emdoc venceu  pela segunda vez na categoria PME’s. Toda a renda angariada foi  revertida para as entidades sociais ABA, Semeando Saúde e Sociedade Beneficente Rosália de Castro, apoiadas pela Câmara Espanhola.

Nesta edição, os projetos vencedores do Prêmio de Sustentabilidade receberam um troféu e terão suas iniciativas divulgados no site da premiação www.sustentabilidadecamaraespanhola.org e em todos os demais canais de divulgação da instituição, além de serem mencionados, no caso de empresas espanholas, nos meios de comunicação na Espanha e no Brasil do ICEX - Instituto Español de Comercio Exterior do Ministerio de Economia, Industria y Competitividad do Governo Espanhol. A PME ganhadora ainda terá o benefício de isenção da cota de associação anual à Câmara.

“Para nós, da Câmara Espanhola, esta quinta edição do Prêmio tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de boas práticas no setor e apoiar iniciativas inovadoras voltadas à sustentabilidade, um feito de grande valor para nossa entidade. Queremos encorajar a criação de outras iniciativas que trarão grandes contribuições à sociedade e para o desenvolvimento do Brasil”, afirma Carolina Carvalho, diretora executiva da Câmara Espanhola.

A partir deste ano a premiação passa a ser anual e a edição atual abriu pela primeira vez suas inscrições para empresas não sócias. Dos 18 projetos, 80% se inscreveram na categoria Grandes Empresas e 20% na categoria PME’s. A premiação ainda trouxe a novidade de destacar outras duas empresas em cada categoria, pela representatividade e pontuação avaliada pelo júri composto pela Endeavor, Instituto Ethos e Pacto Global nos quesitos relevância, implementação e argumentação do projeto. São elas: Banco Santander, com o projeto Universia Brasil e Arteris, com o Projeto Escola, como destaques da categoria Grandes Empresas; e AME – Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose, com o projeto FAS – Fórum Atores da Saúde e Socialzink, com o projeto Apoiando a Cultura da Sustentabilidade na Empresa no Brasil, como destaques na categoria PME’s.

Contemplando cerca de 520 mil pessoas em mais de 730 municípios em todo o Brasil, os projetos participantes desta edição atingiram a marca de R$ 245 milhões investidos, ao todo. Desenvolvidos em diferentes áreas como educação, proteção ambiental, promoção de energias renováveis, erradicação da pobreza, empoderamento, saúde, inovação, reutilização de resíduos, redução da pegada de carbono, entre outros.

Projetos vencedores

Categoria Grandes Empresas

• Accenture com o projeto Accenture do Futuro

Descrição: O programa Accenture no Futuro foi criado em 2013 com o objetivo de fornecer capacitação profissional para jovens entre 18 e 24 anos em situação de vulnerabilidade. Atualmente, o programa que é realizado em parceria com ONGs, oferece um curso gratuito de 200 horas, que aborda temas comportamentais como autoconfiança e autoconhecimento, além de conteúdos técnicos como noções básicas de administração, banco de dados, lógica e linguagem de programação. Depois do término do curso, que dura de 3 a 4 meses, os jovens são direcionados para as oportunidades de emprego na Accenture ou em empresas parceiras. No Brasil, o Accenture do Futuro já capacitou cerca de 750 jovens, com 440 empregados, sendo 300 na própria companhia.

Categoria PME’s

• Emdoc com o projeto PARR - Programa de apoio para recolocação de refugiados

Descrição: Realizado desde 2011 o Programa de Apoio para a Recolocação de Refugiados (PARR), tem como principal objetivo inserir o refugiado no mercado de trabalho brasileiro. Em parceria com a ACNUR e o Centro de Referência para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo, o PARR é um programa de cunho social, financiado 100% pela EMDOC. Atualmente são mais de 2 mil currículos cadastrados no site do projeto (maior banco de dados de cadastro profissional de refugiados do Brasil), cerca de 2.500 pessoas atendidas, mais de 250 contratações e cerca de 500 profissionais refugiados que foram contemplados com cursos profissionalizantes, coaching, entrevistas e trabalho temporário.

Serviço: Prêmio de Sustentabilidade 2017

Data: 23 de novembro às 19 horas

Local: Espaço Moní, Praça Arcipreste Anselmo de Oliveira, 285 - Alto de Pinheiros, São Paulo - SP

Apoio Institucional/Jurados da premiação: Endeavor, Instituto Ethos e Pacto Global