AFIMAC Brasil – Criminalidade e Segurança

Fonte: AFIMAC Brasil Publicado em

O Brasil foi considerado pela ONU o 2º país mais violento da América do Sul em 2019 que, analisando os números de crimes comparados com o percentual da população, apresentam-se bastante elevados onde, o número de mortes oriundas de crimes, chegam a serem comparados a países em situação de guerra civil e outros conflitos semelhantes.

Em 2020 teve início a Pandemia que, apesar de causar enormes problemas sociais, teve um reflexo positivo quanto aos percentuais de crimes em 2020 e 2021. Todavia, como é fato, sem poder cometer seus crimes habituais, muitos criminosos migraram para os crimes de estelionato, utilizando os diversos sistemas online de instituições financeiras como bancos e sites de compras.

No ano de 2020, nós tivemos a compreensão, através da nossa expertise em Security que, com uma calma ou pós Pandemia, a criminalidade iria retornar aos mesmos níveis que se encontravam antes e ainda, que haveria um progressivo aumento de crimes, pois organizações criminosas como PCC (São Paulo) e CV (Rio de Janeiro) trabalhariam arduamente para recuperar os prejuízos percebidos na Pandemia.

Também, não podemos deixar de citar o sistema PIX que, junto com a facilidade de transferências e pagamentos, houve um aumento significativo de roubos, tendo como objetivo os celulares, para poderem transferir/roubar os valores que estão em contas bancárias através de seus aplicativos.

Ainda, neste ano de 2022 teremos as eleições e mesmo sem qualquer intenção de análise dos candidatos que estão concorrendo, não podemos deixar de analisar e entender que novos riscos estão surgindo.

Assim, temos neste momento no Brasil um risco alto referente a violência com aumento de crimes em geral, com regiões mais propensas a alguns tipos de crimes que outras, e teremos uma situação de alerta nos próximos 3 meses devido as eleições presidenciais.

Nossa recomendação é para que se atentem aos princípios básicos de segurança pessoal, e sigam algumas dicas abaixo:

  • Não fornecer suas informações pessoais sem necessidade,
  • Instruir seus familiares de não passar informações por telefone sem ter a certeza de quem está do outro lado da linha,
  • Atenção e alerta ao sair e entrar em casa, pois estes momentos são críticos para abordagem de criminosos,
  • Instruir filhos e aos mais jovens que se forem abordados por criminosos, jamais reajam,

Que entreguem os pertences e saiam do local,

  • Manter as portas de casas e apartamentos fechadas,
  • No veículo manter sempre portas e janelas trancadas,
  • Seja cauteloso ao efetuar compras em sites, tenha certeza de que está sendo direcionado ao site que buscou. Em caso de dúvida, não compre,
  • Não deixe o ícone do APP do seu banco na tela inicial de seu Smartphone e se possível, oculte o mesmo dentro de outros ícones,
  • Em viagens, busque informação sobre os riscos do local e se o nível for alto, evite estes locais.

A sua segurança e de sua família, são o bem mais precioso, por isso, mantenha um nível de atenção que o proteja de ser selecionado como vítima.

Afimac Brasil

Saiba mais