Europa o Maior Parceiro do Brasil

O Anuário Eurocâmaras reúne informações pertinentes sobre as relações econômicas e políticas entre o Brasil e a União Europeia, assim como contatos e dados sobre cada integrante do bloco.

Nela, o leitor também encontrará um panorama dos principais temas concernentes ao desenvolvimento do potencial econômico do Brasil, desafios para as políticas econômicas e comerciais, relações entre o Brasil e a UE no contexto da décima segunda conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio, efeitos da pandemia da covid-19 sobre a mão-de-obra brasileira, o acordo Mercosul-UE como aliado na recuperação econômica e no desenvolvimento sustentável, e Educação e Produtividade no Brasil e na Região Ibero-Americana.

A União Europeia se estabeleceu ao longo dos anos como um dos maiores parceiros de comércio e investimentos do Brasil. Em 2020, o estoque de investimento direto da UE no Brasil chegou a 319 bilhões de euros. O bloco econômico conta com 27 estados membros, uma população de 447 milhões de habitantes e um PIB de quase 13,5 milhões de euros.

Atualmente a Eurocâmaras (Conselho da Câmara de Comércio e Indústrias dos Países da União Europeia no Brasil) é presidida pela Câmara Espanhola, sendo que seu mandato foi antecedido pela Câmara Brasil-Alemanha entre julho de 2017 e junho de 2019.

Acesse aqui!