A boa evolução do consumo de café no Brasil é importante para todo o setor no mundo. A demanda interna brasileira inibe um crescimento ainda maior dos estoques mundiais. O Brasil é o segundo maior consumidor mundial, atrás dos Estados Unidos.
A OIC (Organização Internacional do Café) informou nesta quarta-feira (6) que, pelo segundo ano consecutivo, a oferta do produto será maior do que o consumo.
As previsões da entidade indicam uma produção mundial de 167,5 milhões de sacas na safra 2018/19. No mesmo período, o consumo será de 165,2 milhões.
Devido à demanda forte pela bebida, o superávit entre produção e consumo desta safra será de 2,3 milhões de sacas, abaixo dos 3,3 milhões da safra 2017/18.
A OIC aponta um crescimento médio mundial de 2,1% no consumo nesta safra, repetindo praticamente a evolução da safra anterior.
Já pesquisa encomendada pela Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) aponta um crescimento muito maior no país: 4,8%. Foram consumidos 21 milhões de sacas nos 12 meses terminados em outubro do ano passado.
Leia a matéria na integra