O Conselho de Assuntos Econômicos e Financeiros da UE (ECOFIN) reuniu-se em 17 de junho para discutir a implementação de uma diretiva para um imposto corporativo mínimo global na Europa, sem nenhum acordo.
A OCDE divulgou diretrizes para o Global Anti-base Erosion Tax (GloBE) em dezembro de 2021, e a Comissão Europeia publicou sua proposta inicial de imposto mínimo dois dias depois. Em abril de 2022, a Polónia recusou-se a apoiar a diretiva proposta, alegando a falta de um mecanismo juridicamente vinculativo que ligasse o imposto mínimo às principais multinacionais de tecnologia.
A Polônia levantou essas reservas na reunião do ECOFIN, mas a Hungria retirou seu apoio anterior, observando preocupações quanto às consequências econômicas da introdução do GloBE em um momento em que a região está lutando contra a guerra na Ucrânia.
Embora essas preocupações tenham sido observadas, o ECOFIN permaneceu otimista com a possibilidade de chegar a um acordo antes de 30 de junho, enquanto a próxima reunião do ECOFIN está agendada para 12 de julho.
Conhecimento Local – Cobertura Internacional
Fundada em 1979, a Auxadi é uma empresa familiar que trabalha para corporações multinacionais, fundos de private equity e fundos imobiliários. É a empresa líder em contabilidade internacional, conformidade fiscal e gestão de serviços de folha de pagamento que conecta a Europa e as Américas com o resto do mundo, oferecendo serviços em 50 países. Sua lista de clientes inclui muitas das 100 principais empresas PERE. Com sede em Madri, com escritórios nos EUA e mais 22 subsidiárias internacionais, a Auxadi atende a mais de 1.500 SPVs em 50 jurisdições.
Leia a matéria na íntegra