O crédito, enfim, voltou a dar o tom no resultado dos grandes bancos brasileiros de capital aberto. Itaú Unibanco, Banco do Brasil (BB), Bradesco e Santander devem mostrar um lucro combinado de R$ 19,148 bilhões no quarto trimestre de 2018, segundo média das projeções de analistas consultados pelo Valor.O número indica crescimento de 12,09% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Desde o início de 2017, os números dos bancos refletiam muito mais uma melhora no risco do que um aumento no volume de negócios. Essa tendência começou a ser revertida no terceiro trimestre do ano passado, mas foi só de outubro em diante que a chave, de fato, virou.
“Esperamos que a recuperação do crescimento do crédito seja um dos principais destaques para os bancos brasileiros, na medida em que a expansão do volume continua a acelerar, particularmente para pessoas físicas, mas também cada vez mais entre micro, pequenas e médias empresas”, afirmam analistas do Goldman Sachs em relatório a clientes. No caso de grandes empresas, o ritmo de recuperação tem sido mais lento, e parte da demanda tem sido suprida pelo mercado de capitais.
Leia a matéria na integra