Big data e o agronegócio: como o Brasil vai se posicionar frente à inovação?

Fonte: GaúchaZH Posted on

O Brasil é o maior produtor de alimentos da região tropical no mundo. Somos referência e líderes em carne bovina e de frango, soja, suco de laranja, café… Entretanto, a sociedade passou por mudanças socioeconômicas recentes e não demanda apenas produção. Exige garantia da qualidade dos alimentos, como sanitária, ambiental e social. Não basta apenas produzir um novilho com qualidade de acabamento de carcaça, é necessário explicitar que vem de uma área sem embargos ambientais, com trabalhadores legalmente habilitados e que seguem normas de bem-estar animal.

Como podemos ter conhecimento e informações para atender à crescente demanda da sociedade por informação? Temas como perdas e desperdício de alimentos e mudanças climáticas estão entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Uma das respostas vai ao encontro do uso do conhecimento e inovação no agronegócio.

Entre as tecnologias, destaca-se o big data, empregado por grandes empresas para fins de rastreabilidade, predição e prescrição de manejos nos sistemas de produção. O conceito pode ser descrito por 5v’s: volume (quantidade de dados), velocidade (agilidade na captura e na geração dos dados), variedade (diferentes tipos de dados e de diversas fontes), veracidade (confiabilidade dos dados) e valor (geração de valor à sociedade). Observamos empresas e startups como soluções para os produtores rurais e empresas do agro com o uso do big data na agricultura de precisão e na análise de crédito rural.

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