De ante mão a União Europeia já deixou claro que não apoiará a criação de criptomoedas por seus países membros. Dessa forma como desejou a Estônia, outros países poderiam apresentar projetos semelhantes. Por outro lado, se depender do bloco de países europeus, nenhuma criptomoeda digital Bitcoin deverá ser criada.
Os representantes maioral da União Européia não aprovam o Bitcoin hoje, e se depender dos mesmo somente o euro pode ser considerado uma moeda soberana no território da UE. Bem como a Estônia foi um dos primeiros países membros da União Européia a se manifestar interesse em criar uma criptomoeda soberana.
Se caso tivesse procedência o projeto, já teria até nome, no qual seria conhecido e chamado de Estcoin, mas como visto o país não tem autonomia para tal.
A princípio da proposta do projeto Estcoin foi apresentada por Kaspar Korjus, Ele foi o principal idealizador do que pudesse ser uma potência na questão de moeda digital, Kaspar é chefe de projetos de residência eletrônica da Estônia.
O mercado de criptomoedas Bitcoin Hoje é visto com apreensão por países da UE como a França, por exemplo. Para o país governado por Emmanuel Macron, criptomoedas como a Libra do Facebook podem afetar a soberania de bancos centrais. A preocupação com projetos como o do Facebook foi apresentada em uma reunião do Bank of International Settlements (BIS).
Leia a matéria na integra