Blockchain dá vida ao primeiro aplicativo de licitações do Brasil

Fonte: Livecoins Publicado em

A tecnologia blockchain está por trás de um importante lançamento brasileiro. O país deverá contar com seu primeiro aplicativo voltado para o processo licitatório. A evolução tecnológica permitirá que este avanço simplifique o acesso ao processo de licitação promovido pelo governo. Por enquanto a novidade faz parte apenas do estado da Bahia e do Rio Grande do Norte.

O bitcoin foi criado a partir da tecnologia blockchain que ganha espaço nos mais variados setores de controle de dados. Informações armazenadas via blockchain permite mais transparência e agilidade nos processos, algo indispensável para licitações. Com a tecnologia blockchain, as licitações na Bahia deverão vivenciar um processo totalmente digitalizado para este tipo de contrato.

A tecnologia blockchain deverá acelerar os processos licitatórios na Bahia. Com o lançamento do SOL, o aplicativo permitirá que licitações aconteçam através do ambiente digital. Além disso, o controle de dados e informações é gerenciado por uma cadeia criada a partir da tecnologia blockchain. Ou seja, informações sobre os processos de licitação não poderão ser apagadas do aplicativo.

A sigla SOL significa Solução Online de Licitação. A criação do governo baiano poderá servir para demais estados que visam digitalizar processos de licitação importantes para a administração estadual. O desenvolvimento do aplicativo SOL aconteceu através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

A (CAR) está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR). A proposta do aplicativo é criar uma rede tecnológica de fomento a agricultura familiar do estado. O lançamento do SOL aconteceu nesta terça-feira (9) segundo a secretaria de comunicação do governo da Bahia. Outro estado que deverá integrar o projeto SOL é o Rio Grande do Norte.

O aplicativo SOL foi desenvolvido pela empresa Caiena Tecnologia e Design. O lançamento do aplicativo aconteceu na manhã desta terça-feira (9) em Salvador – BA.O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS.

A tecnologia blockchain foi amplamente explorada no aplicativo SOL. Através deste aplicativo, milhares de agricultores encontrarão soluções para a participação de processos de licitação envolvendo o fornecimento de bens e serviços para a Bahia. O SOL permitirá que cooperativas e associações participem amplamente de processos de licitação relacionados a aquisição de alimentos, por exemplo.

O governo busca incentivar a agricultura familiar, permitindo que o acesso ao desenvolvimento chegue até a população rural. A iniciativa do aplicativo SOL é voltada totalmente para a agricultura familiar. A proposta do governo é de que através do SOL outros dois programas de incentivo sejam incorporados à tecnologia blockchain. Além disso, estima-se que mais de mil organizações devam ser beneficiadas com o projeto.

Esses programas fazem parte tanto da Bahia como do Rio Grande do Norte. A integração desses programas permitirá que os estados utilizem a tecnologia blockchain para o desenvolvimento da agricultura familiar. Sendo assim, devem integrar o projeto SOL o programa social conhecido como Bahia Produtiva (BA) e o programa Governo Cidadão que atua no Rio Grande do Norte.

Leia a matéria na integra

Talvez você gostaria de ler também

\

“Empresas de saúde devem adotar tecnologia para melhorar experiência do paciente”

As empresas de saúde precisam trazer mais valor para o paciente, enriquecendo sua experiência, do diagnóstico até a cura. Para isso, o atendimento deve ser personalizado, conectando o paciente com os seus dados, por meio de pílulas inteligentes, ou usando sensores para diagnosticar ou prevenir doenças, por exemplo.” A declaração foi dada por Roger Van[…]

Saiba mais

Brasil pode produzir tecnologia para carros híbridos nos próximos anos, dizem autopeças

Um consenso na indústria automotiva é que o Brasil está atrasado na produção local de tecnologias. O país não produz sequer transmissões automáticas. No entanto, o aumento na demanda por veículos mais eficientes iniciou um movimento de nacionalização de tecnologias. A americana BorgWarner, que produz turbocompressores para veículos de passeio, afirma que planeja fazer também[…]

Saiba mais

Como a tecnologia ajuda a alavancar o setor da construção civil

A pesquisa Investimentos em Indústria 4.0 da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que as empresas no Brasil ainda estão no estágio inicial da migração para a digitalização. A modernização, para 90% delas, aposta em tecnologias voltadas aos processos de produção ou gestão e podem ser a porta de saída da estagnação econômica. Os dados colhidos[…]

Saiba mais

Como a tecnologia do wi-fi 6 vai turbinar a internet da sua casa

Apesar de ser apenas uma das várias modalidades de conexão sem fio, o wi-fi virou item básico de sobrevivência para muitas pessoas, tanto é que fez muita conversa dispensar o “Olá, tudo bem?” e começar direito pelo “Qual é a senha do wi-fi?”. Mas ele não é perfeito e, de tempos em tempos, recebe atualizações.[…]

Saiba mais