De acordo com Paula Castilho, sócia da McKinsey, isso aconteceria porque “a digitalização tem uma repercussão direta sobre a renda e as oportunidades de desenvolvimento social do Brasil. Mas ainda há diferenças na sociedade, seja por idade, gênero ou renda”.
A pesquisa ainda buscou entender o conhecimento do brasileiro no que toca ao manuseio e uso de computadores e softwares. Descobriu-se que, em média, o brasileiro sabe desligar e ligar um aparelho e navegar na web, mas falta conhecimento de como usar o comando de voz ou configurar softwares.
Os pontos positivos descobertos são:
O cidadão comum entende os cuidados com dados e informações.
Brasileiros ouvidos pela pesquisa tiveram destaque por saberem usar apps de mensagens e motores de busca.
Cidadão comum tem vocação para aprender experimentando e acompanha reviews e lançamentos.
Já os pontos negativos:
O brasileiro, em média, não sabe identificar o que é um malware nem quais sites são seguros.
Não usam com frequência armazenamento de dados em nuvem ou transações online.
Falha na cultura de aprendizado por tentativa e erro e na tomada de risco no uso de novas tecnologias.