Câmara Espanhola comemora 66 anos gerando negócios para o futuro

Publicado em

A Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil foi fundada no dia 12 de agosto de 1955, contribuindo com a comunidade espanhola no Brasil e se tornando um dos mais importantes aliados no fortalecimento da aliança entre os dois países.

Em meio a uma retomada, no cenário de pós-pandemia sanitária, a Câmara Espanhola completou 66 anos de atuação e se orgulha por ter conseguido fortalecer sua marca, gerar um espaço de oportunidades para os seus associados e manter um compromisso sólido, responsável e duradouro entre Brasil e Espanha.

Tendo como principal missão o fomento das relações bilaterais, a Câmara Espanhola visa proporcionar um ambiente de negócios ativo, valorizando o networking e gerando o compartilhamento de informações estratégicas por meio dos eventos e comitês setoriais de trabalho, suporte a missões empresariais, busca de importadores e parceiros comerciais e apoio ao posicionamento da marca das empresas associadas no mercado brasileiro.

Em parceria com o Escritório Econômico e Comercial da Embaixada da Espanha, seguimos com os eventos para promover a Espanha como destino de investimento e porta de entrada para a Europa, América Latina e possibilitar oportunidades para nossos companheiros expatriados que possuem a coragem de explorar para além das fronteiras nacionais.

Nossa história

A década de 50 do século XX no Brasil foi um marco da remodelação socioeconômica iniciada por Getúlio Vargas e seguida por Juscelino Kubitschek. Entre as medidas, estão a abertura ao capital externo para investimento e o avanço do processo de industrialização. Essas iniciativas foram importantes para a chegada de grandes empresas no país, principalmente as espanholas.

Com o fortalecimento das ações de intercâmbio cultural e comercial, identificou-se a necessidade de uma Câmara de Comércio composta por espanhóis radicados no país, com o intuito de receber e apresentar ao empresariado brasileiro e autoridades locais os novos membros hispânicos que se integravam à instituição, auxiliando em sua chegada e instalação.

Com a transformações estruturais que ocorreram no Brasil nos anos 1990 e principalmente com a estabilidade e abertura econômica, abriu-se um afluente caminho para incentivos aos investimentos estrangeiros, diretamente associado ao processo de privatizações e ao movimento de fusões e aquisições. Este cenário foi propício para gerar investimentos expressivos de importantes empresas espanholas que se instalaram no País e se tornaram indispensáveis na rotina dos brasileiros.

Com a vinda destas companhias de diversos setores, como seguros, aéreo, financeiro, telecomunicações e energia, a Câmara Espanhola cresceu e se fortaleceu como uma referência nas relações bilaterais hispano-brasileiras, tornando-se uma instituição forte e importante para o suporte ao empresariado. Hoje cerca de 45% das empresas espanholas associadas estão no Brasil há mais de 20 anos.

Com uma vasta rede de relacionamento em diversos estados brasileiros, a Câmara Espanhola vem fomentando oportunidades de negócios em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, entre outros.

Atualmente são mais de mil empresas com capital de origem espanhol atuando no país e nas últimas duas décadas a Espanha esteve entre os três maiores investidores no Brasil, com destaque para os setores de informação e comunicação, indústrias de transformação, atividades financeiras e de seguros, indústrias extrativas, eletricidade e gás, construção, entre tantos outros que fazem parte do cotidiano dos brasileiros.