A Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil é uma associação empresarial que atua há 66 anos na promoção das relações econômicas entre Espanha e Brasil. Nosso corpo associativo é composto por empresas de diversas nacionalidades, atuantes em variados setores.
A entidade tem como propósito ser uma câmara efetiva e ágil, que atua para cumprir três pilares junto aos associados: Institucional: ser a porta de entrada e apoiar as empresas espanholas no Brasil; Networking: ligar pessoas e empresas em um ambiente
de confiança, ajudando multinacionais a estreitar o relacionamento; Suporte técnico e conteúdo: prover informações sensíveis e atualizar os associados sobre conteúdo estratégico, gerando debates.
A Câmara Espanhola faz parte da rede internacional de 38 Câmaras de Comércio Espanholas no Exterior (CAMACOES), as quais se relacionam com o Conselho Superior de Câmaras da Espanha. A Junta Diretiva, formada por 25 membros e capitaneada pelo presidente da entidade, é a responsável pelas diretrizes de governo da instituição, sempre em função do Estatuto e das resoluções tomadas em assembleia.
A instituição tem o propósito de fomentar o intercâmbio comercial, valorizando o networking e gerando o compartilhamento de informações estratégicas entre Brasil e Espanha. Para isso, atua junto à embaixada e aos consulados da Espanha no Brasil, a fim de complementar a estratégia comercial já desenvolvida pelos órgãos estatais, além de gerar ambientes de negócios ativos nos quais os associados possam encontrar importadores, parceiros comerciais e apoiar os mesmos no posicionamento de sua marca no mercado brasileiro.
O trabalho da Câmara Espanhola é complementar ao da embaixada e dos consulados. A embaixada da Espanha no Brasil tem como objetivo representar os interesses do país ibérico, bem como mediar negociações entre ambos governos. Já os consulados espalhados por diversos estados brasileiros objetivam apoiar os cidadãos espanhóis que estão no Brasil, exercendo funções como emissão de vistos e passaportes.
Para cumprir seus propósitos, a Câmara Espanhola se divide em cinco departamentos: Administrativo e Financeiro; Comercial, Comercial, Estratégia e Relacionamento com Associado; Comitês e Conhecimentos, Comunicação e Marketing; e Eventos.
Para a Câmara, os eventos são uma oportunidade de networking, aquisição de conhecimento e geração de negócios, sejam eles em sua sede em São Paulo, em outras localidades ou virtualmente.
Os Comitês da Câmara Espanhola proporcionam um espaço de networking, troca de experiências e de conteúdos relevantes, onde os associados podem palestrar, contribuir e sugerir eventos, apresentar ações e projetos de sua empresa e estar em contato com as outras empresas associadas.
Atuando de forma conjunta, a área de Comunicação e Marketing fornece informações sensíveis e atualiza os associados sobre conteúdo estratégico, gerando debates. Esse departamento também trabalha para dar visibilidade às empresas, por meio de ações internas e externas.
Um dos principais objetivos do departamento Comercial, Estratégia e Relacionamento com Associado é conectar empresas, auxiliando na busca de fornecedores, cliente e parceiros comerciais.