Câmara investe em digitalização e reforça equipe visando melhoria de serviços

Publicado em

O ano de 2021 começou com novidades na equipe da Câmara Espanhola: os departamentos de Marketing e Comunicação, e Comercial, Estratégia e Relacionamento com Associado – antigo departamento Comercial -, receberam o reforço de novas profissionais. A intenção é expandir e melhorar os trabalhos realizados pelas duas áreas, que se tornaram chave nesse momento de pandemia.

As mudanças vieram porque se percebeu que, durante esses momentos delicados da crise sanitária em decorrência do coronavírus, as empresas se depararam com a necessidade de avançar com seus processos de digitalização. Por isso, com o intuito de melhorar o atendimento e enxergando a necessidade dos seus associados, a Câmara aproveitou o período para se aperfeiçoar, investindo na qualificação dos seus funcionários, virtualizando seus benefícios e processos, e agregando pessoas ao time.

Foram implementados mais de 17 novos softwares, visando melhorar os gerenciamentos de processos, aumentar a produtividade e produzir uma gestão do conhecimento mais assertiva, na qual as informações das atividades fossem registradas e compartilhadas por todos. “A Câmara Espanhola, que vinha timidamente, antes da pandemia, adotando medidas para aperfeiçoar a interação remota com os associados, teve que se reinventar e focar seus esforços em capacitação e tecnologia para digitalizar todas as áreas, começando pela identificação dos processos comerciais, eventos, marketing e comunicação, assim como os comitês de trabalho”, comentou Alejandro Gomez, diretor-executivo da Câmara Espanhola.

A primeira alteração aconteceu em fevereiro, quando o antigo departamento Comercial passou a se chamar Departamento Comercial, Estratégia e Relacionamento com Associado. A área continuará atuando como ponto estratégico, mas de modo diferenciado, com o propósito de criar vínculos, fidelizar e entender as necessidades das empresas.

Para essa transição foi contratada a gerente Diana Jacques Ferreira. Nascida em Paris, mas mineira de coração e criação, é formada em Relações Públicas pela PUC- MG e pós-graduada em Marketing Digital, Global e de Relacionamento pela IBRA (Grupo Educacional IBRA). Ela também cursou uma extensão em CX (Customer Experience) pela PUC-SP.

Diana trouxe inovações e contribuiu com a reestruturação do departamento. “A necessidade de entender e ter um relacionamento próximo com associados é parte estratégica desse novo momento da Câmara. É a partir de informações obtidas por meio dessas ações que poderemos fortalecer nossos vínculos e criar soluções mais adequadas às necessidades e expectativas”, explicou.
Com a aplicação de novos projetos e expansão da área de relação com o associado, a presidência e diretoria da Câmara perceberam a necessidade de reforçar o departamento de Comunicação e Marketing. Desde março, a equipe conta com uma nova coordenadora, a jornalista Camila Verbisck. A paulista é graduada pela Universidade Metodista de São Paulo e tem pós-graduação em Jornalismo Institucional na PUC-SP (2008), MBA em Relações Internacionais na FGV-SP (2014) e mestrado em Ciências da Comunicação na ECA-USP (2018). Camila já passou por empresas e agências de comunicação integrada como Trama Comunicação, LLYC e Ideal H+K.

Propondo novas estratégias de comunicação interna e externa, Camila visa fortalecer o trabalho em equipe e engajar as empresas que compõem a Câmara. “Junto com a área de Relacionamento com o Associado, queremos desenvolver uma comunicação que mostre que a Câmara tem como propósito acolher seus membros. O objetivo é criar estratégias que vão além de levar nossas informações para os associados e demais interessados; é colocar em prática ações que fortaleçam a imagem e a reputação da Câmara para a prospecção de empresas, por exemplo”, pontuou.

Sobre as novas funcionárias, Alejandro Gomez acredita que elas trazem conhecimento profissional e novidades de mercado para conciliar com as experiências da equipe. “Diana e Camila contribuem para que o ambiente interno seja excepcional de crescimento para elas e para aqueles que estão há mais tempo”.

O corpo diretivo da Câmara reconhece que o momento é desafiador para uma associação comercial. É preciso reforçar os benefícios e mostrar valor, levando em consideração a movimentação do mercado e cortes de custos que diversas empresas estão adotando por necessidade. “A adoção desta nova forma de trabalho beneficia a performance da Câmara, que se traduzirá num aumento da percepção de valor pelo associado”, finalizou.