Cidade espanhola implanta plataforma inteligente e melhora diversos serviços de atendimento ao cidadão

Fonte: IPNews Publicado em

A cidade de Logroño, na Espanha, começou um projeto de integração de tecnologias para alcançar maior inteligência na gestão pública. Usando a Onesait Government Cities, solução da Minsait, uma empresa da Indra, a Câmara Municipal de Logroño consegue cruzar e analisar informações de diferentes serviços, dispositivos e sistemas. A partir dessa análise, é possível tomar decisões e fornecer respostas a acontecimentos detectados em tempo real, além de simular possíveis cenários para definir as melhores políticas públicas.

A plataforma atua como uma central de controle da cidade, integrando suas informações para ajudar os gestores a tomarem melhores decisões, descreve a Mindsait. Hoje, recursos hídricos, sistemas de informação geográfica e módulos horizontais, como a gestão de petições, atendimento em vias públicas e indicadores de transparência e qualidade fazem parte do sistema.

Um benefício significativo já constatado foi a redução de mais de 35% no consumo de água para irrigação, graças ao cruzamento de dados entre o setor de meio ambiente e os serviços de meteorologia.

Além disso, o atendimento ao cidadão se tornou mais ágil através de múltiplos canais (voz, e-mail e bate-papo na web) com serviços de geolocalização. O principal deles foi o “010 Serviço Cidadão”, onde foram atendidas quase 40 mil ligações, das quais mais de 17,2 mil foram encaminhadas automaticamente ao módulo de solicitações, reclamações ou sugestões de distribuição e resposta entre as diferentes unidades municipais.

A cidade também ganhou um novo sistema de comunicações digitais, que fornece informações e dados instantaneamente ao profissional de emergência sobre o local do incidente, o caminho a ser seguido, a localização dos agentes e veículos, existência de hidrantes, cortes ou condições, e atividades perigosas. À medida que os serviços forem integrados, serão adicionados dados sobre semáforos e canais de luz, gás ou água que poderiam ser afetados.

“Nosso desafio era encontrar uma solução tecnológica capaz de sustentar um novo modelo de cidade inteligente e inovadora que impulsionasse uma mudança na cultura de gestão. O controle de dados e o monitoramento dos diferentes serviços nos permite ser mais efetivo, tanto em termos econômicos quanto na qualidade dos serviços públicos. Sempre pensando em aumentar o bem-estar das pessoas de Logroño”, afirma Cuca Gamarra, prefeito de Logroño.

Leia a matéria na integra

Talvez você gostaria de ler também

\

Así será la nueva Plaza de España: planos y recreaciones de cómo quedará tras las obras

El grueso de las obras de Plaza España se acaba de poner en marcha y, coincidiendo con este arranque, el Ayuntamiento ha forrado las vallas que delimitan los trabajos con grandes imágenes explicativas del proyecto, como la que se encuentra sobre estas líneas, que muestran cómo quedará finalmente esta zona de Madrid y las nuevas[…]

Saiba mais

Cidade espanhola implanta plataforma inteligente e melhora diversos serviços de atendimento ao cidadão

A cidade de Logroño, na Espanha, começou um projeto de integração de tecnologias para alcançar maior inteligência na gestão pública. Usando a Onesait Government Cities, solução da Minsait, uma empresa da Indra, a Câmara Municipal de Logroño consegue cruzar e analisar informações de diferentes serviços, dispositivos e sistemas. A partir dessa análise, é possível tomar[…]

Saiba mais

El Premio Princesa de Asturias corona el bicentario del Museo del Prado

Este es un reconocimiento al “desarrollo humanístico de la sociedad”. Así lo ha presentado el jurado del Premio Princesa de Asturias de Comunicación y Humanidades 2019, que destaca la función del Museo Nacional del Prado en la sociedad. Su director, Miguel Falomir, explica que este galardón es en agradecimiento “a un trabajo de 200 años”.[…]

Saiba mais