“Empresas de saúde devem adotar tecnologia para melhorar experiência do paciente”

Fonte: Época Negócios Publicado em

As empresas de saúde precisam trazer mais valor para o paciente, enriquecendo sua experiência, do diagnóstico até a cura. Para isso, o atendimento deve ser personalizado, conectando o paciente com os seus dados, por meio de pílulas inteligentes, ou usando sensores para diagnosticar ou prevenir doenças, por exemplo.” A declaração foi dada por Roger Van den Heuvel, líder do setor de Life Science no Global Strategy Group da KPMG, durante evento da empresa realizado hoje (08/05) em São Paulo.

A trajetória do paciente ocupou o centro das discussões no evento, que tinha como tema principal “Rethinking life sciences – moving from “evolution” to “revolution’” (“Repensando as ciências da vida – saindo da evolução para a revolução”).

Segundo Peter Gilmore, conselheiro de estratégias para empresas farmacêuticas, uma boa trajetória faz com que o cliente crie empatia com a empresa. Ele citou um caso de pacientes com HIV, que solicitaram mais privacidade no hospital, desde o diagnóstico até o tratamento, passando por exames e consultas. “Muitas vezes, para melhorar a relação com o paciente, você nem precisa investir em pesquisa ou tecnologia. Basta entender suas demandas e se desdobrar para atendê-las.”

A personalização é um dos pilares para entregar uma boa experiência para o paciente e crescer no mercado atual, segundo Frank Meylan, sócio-líder de Customer Care da KPMG no Brasil. “Descobrimos que 54% das empresas que priorizam a trajetória do cliente têm ganhos financeiros”, diz.

De acordo com o estudo “Pharma Outlook 2030”, da KPMG, as tecnologias farmacêuticas são fundamentais para personalizar o tratamento, oferecer alternativas mais acessíveis, e também para agir de forma mais preventiva. “A longo prazo, os medicamentos como os conhecemos hoje não vão mais nos trazer os resultados esperados”, diz Van den Heuvel. “A tecnologia vai nos ajudar a encontrar novas soluções.”

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