‘Energia livre’ já representa 30% da carga do setor elétrico

Fonte: Estadão Posted on

Consumidores que podem escolher seu fornecedor de energia representam hoje 30% de toda a carga do setor elétrico, de acordo com levantamento exclusivo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O preço mais baixo tem sido o maior incentivo à migração de clientes para o ambiente livre. Comercializadores apontam que é possível economizar entre 20% a 30%.

No mercado livre, como o próprio nome indica, o consumidor pode escolher de quem vai comprar energia. O preço, quantidade, prazo de fornecimento e até a fonte também são negociáveis e definidos em contrato. O cliente desse mercado pode comprar diretamente das geradoras (as donas das usinas) ou de comercializadoras, que são uma espécie de revendedores. Para receber essa energia, porém, ele precisa estar conectado a uma rede, e paga uma fatura separada pelo serviço da distribuidora, a chamada “tarifa fio”.

Leia a matéria na integra

Talvez você gostaria de ler também

\

Las energías renovables alcanzaron en 2018 el 40% de la generación eléctrica

La generación renovable peninsular alcanzó el año pasado el 40,1% del total, lo que representa un crecimiento de 6,4 puntos porcentuales frente al 33,7% que suponía un año antes. Este avance ha permitido que la generación sin emisiones de CO2, que incluye las renovables y la nuclear, tuviera una cuota del 62,5% frente al 57%[…]

Saiba mais