Espanha desenvolve robô para reabrir minas abandonadas

Fonte: Renova Mídia Publicado em

Uma equipe liderada por engenheiros da Universidade Politécnica de Madrid, na Espanha, desenvolveu um robô capaz de mergulhar em minas cheias de água.

A missão dos robôs é coletar informações essenciais para embasar a reabertura da mina, evitando a criação de novas estruturas em locais ainda intocados.

Os robôs farão um trabalho que não pode ser feito por mergulhadores humanos, visto que este tipo de tarefa é descartada devido aos riscos envolvidos.

Além disso, os altos custos não torna viável investir na secagem dessas antigas minas sem um estudo prévio sobre a composição mineralógica.

O primeiro robô subaquático desenvolvido neste projeto recebeu o nome de Explorador Robótico UX-1a. Ele foi projetado para navegar autonomamente nos túneis das minas e reconstruir um mapa das estruturas para avaliar sua composição e a possível presença de matérias-primas.

 

Leia a matéria na integra

Talvez você gostaria de ler também

\

Em campanha eleitoral, Sánchez promete melhorar aposentadoria na Espanha

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, prometeu nesta segunda-feira (7) aumentar as aposentadorias e o salário mínimo, ao apresentar seu programa para as legislativas de 10 de novembro, em meio a pesquisas desanimadoras para seu Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE). “Este mesmo mês de dezembro, atualizaremos as aposentadorias de 2020 em torno do índice[…]

Saiba mais