Talvez seja algo de especial na paella ou em outros pratos tradicionais da culinária espanhola, mas na edição de 2019 do ranking feito pela agência de notícias Bloomberg, a Espanha superou os italianos e é a nação cujos índices mais apontam para boas práticas de saúde, alimentação e bem-estar. O resultado foi divulgado na edição 2019 do Bloomberg Healthiest Country Index, que classifica 169 países segundo fatores que contribuem para a saúde geral da comunidade. No último levantamento, publicada em 2017, a Espanha estava em sexto lugar. Nesta, o Brasil aparece na 76ª posição, subindo uma única posição desde o último ranking.
Outros quatro países europeus ficaram entre os 10 melhores em 2019: Islândia (terceiro lugar), Suíça (quinto), Suécia (sexto) e Noruega (nono). O Japão foi o país asiático mais saudável, subindo três posições em relação à pesquisa de 2017, para o quarto lugar, antes ocupado por Cingapura, que caiu para a oitava posição. Austrália e Israel, no sétimo e no décimo lugares, fecharam o top 10.
O índice classifica os países com base em variáveis como expectativa de vida e penaliza as nações a partir de riscos como uso de tabaco e obesidade. Além disso, o levantamento leva em consideração também fatores ambientais como o acesso a água potável e ao saneamento.
Leia a matéria na integra