Espanha, França e Reino Unido avaliam estender quarentena por coronavírus

Fonte: Jornal Nacional Posted on

Na Espanha, o número de mortes diárias caiu pela primeira vez em uma semana, mas as estatísticas ainda são assustadoras.

A Espanha acordou com ruas vazias. Cheios estão os hospitais e as funerárias. Só nesta quinta-feira (26), o país registrou 655 mortes; o total passa de 4.000.

Para entender como essa doença continua se espalhando, as autoridades encomendaram da China testes rápidos do coronavírus. Mas laboratórios indicam que os resultados são imprecisos, ou seja: o número oficial de mais de 56 mil contaminados na Espanha pode ser muito maior.

O diretor de um hospital em Madri fala que a emergência está saturada.

“Além de tudo, existe um fator emocional muito forte”, ele conta.

Como nenhum parente pode entrar no hospital, são os médicos muitas vezes que promovem o último encontro entre a família e o doente – por ligação de vídeo.

Na França foram 365 mortes em 24 horas. O país conta quase 30 mil infectados. Nesta quarta (25), os sinos das igrejas francesas tocaram na mesma hora em homenagem às equipes médicas no dia da Anunciação.

Os britânicos também tiraram um tempo para lembrar de quem trabalha nos hospitais. O Reino Unido está preocupado com a alta demanda por respiradores artificiais no país. Uma das peças em falta, o ventilador que ajuda o aparelho a funcionar. O governo encomendou dez mil aparelhos a uma grande empresa que fabrica secadores de cabelo e aspiradores de pó.

A prefeitura de Londres aproveitou o marasmo na megalópole para pintar a faixa de pedestres mais famosa do mundo. Foi nela que os Beatles atravessaram para uma foto que entrou para a história: a capa de Abbey Road, disco lançado há 50 anos. Só uma pandemia global para deixar esse lugar assim vazio.

Nesses dias tão diferentes, os bares clássicos, colocaram tapumes na porta. Os parques estão abertos.

Já os asilos não colocaram limite na quantidade de visitas. Mas só assim: pela internet. É como a Dona Minnie tem conversado com a filha Sandra.

“Essa é minha filha favorita. Mas se bem que eu só tenho uma”, ela diz.

O afeto está se reinventando, e pode sair disso tudo ainda mais forte.

Leia a matéria na integra!

Warning: Uninitialized string offset 0 in /www/wwwroot/www.camaraespanhola.org.br/wp-includes/class-wp-query.php on line 3714