As exportações espanholas não pararam de crescer nos últimos anos, e esse salto para a internacionalização converteu-se em uma oportunidade de crescimento e expansão a muitas empresas até então em busca de novas perspectivas
Mais de 50.000 empresas espanholas a cada ano apostam pela internacionalização, e uma em cada três franquias criadas na Espanha já exporta seus produtos a outros países. Com estes números a Espanha se consolidou no último ano como oitavo país que mais recebe investimentos estrangeiros, alcançando recorde histórico em exportações com 285 milhões de euros.
Tais dados, somados ao crescimento econômico, à abertura comercial, infraestrutura e talento em potencial asseguram o mercado espanhol como um dos mais atrativos em todo planeta. Com o objetivo de consolidá-lo como tal, um plano bienal promovido pelo governo do país visa que a internacionalização seja um dos principais motores da economia espanhola.
Desta forma, o salto para mercados externos transformou-se em uma oportunidade de ouro para muitas empresas que não encontravam seu espaço no mercado interno ou almejavam crescer. Segundo a consultora BusinessGoOn, companhias que se internacionalizam, em médio e longo prazo, crescem quatro vezes mais ante as que não investem nem exportam, e duas vezes mais do que as que exportam.
Exemplo desses bons resultados podem ser vistos em casos como Banco Santander e Zara/Grupo Inditex. Com presença no Brasil desde 1982, o Santander é hoje o terceiro maior banco privado do país, presente em todas as regiões. A Zara tem 71 lojas no Brasil, e trabalha com 56 provedores em território nacional. Graças à comercialização de seus produtos e serviços além das fronteiras espanholas, converteram-se em referência no setor financeiro e têxtil, com reconhecimento em todo mundo.
O certo é que as empresas com presença internacional são mais competitivas e têm melhores índices de produtividade, conquistando assim um volume de negócios 50% superior às que não o fazem. Isso gera emprego de qualidade dentro e fora da nação de origem e, sendo mais competitivas, estas resistem melhor a momentos de recessão econômica – nos quais podem inclusive crescer.
Além disso, por conta do acordo da União Europeia, as operações entre empresas são muito mais simples, pois possuem estrutura semelhante e estão submetidas a determinadas normas e obrigações tributárias comuns. Por exemplo, operações entre os países comunitários estão isentas de IVA (imposto sobre valor agregado), uma vez que são tributadas no país de destino.
Com o objetivo de formar empreendedores e profissionais especializados em comércio exterior e negócios internacionais, a Next International Business School oferece o Master em Negócios Internacionais, com programa acadêmico dirigido a suprir a demanda por profissionais capazes de atender aos mais elevados níveis de um setor que está em alta. Esta pós-graduação conta com um programa de bolsas de estudo para estudantes brasileiros que pode ser consultada aqui: https://www.nextibs.com.br/bolsas-de-estudo-business-school/.
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