Especialistas alertam que Brasil deve revisar gastos públicos em profundidade

Fonte: UOL Publicado em

Uma ampla revisão dos gastos públicos para equilibrar as contas da União e enfrentar o rápido envelhecimento da população deve ser realizada pelo governo federal para tirar o país da crise que segue atrapalhando a economia, recomendaram analistas que participaram nesta quarta-feira de um seminário organizado pela Câmara Espanhola de Comércio no Brasil.

“Temos um gasto público elevado em relação a outros países que contam com um nível de desenvolvimento similar”, disse à Agência Efe Ana Paula Vescovi, economista e ex-secretária-executiva do antigo Ministério da Fazenda, transformado em Ministério da Economia.

Ex-secretária do Tesouro durante o governo de Michel Temer, Vescovi disse que as contas do governo federal não são “distribuitivas” e não atingem de maneira satisfatória áreas básicas de atenção à sociedade, como os programas sociais.

“É preciso escolher prioridades. Temos que revisar subsídios e o conjunto de programas que foram concedidos a grupos específicos”, recomendou a economista ao governo de Jair Bolsonaro.

Um dos principais problemas que impactam negativamente os cofres públicos é a transição demográfica, segundo a especialista. Com taxas menores de natalidade e de mortalidade, o país passa a ter uma população envelhecida, que dependerá financeiramente do governo.

“Essa transição demográfica no Brasil é muito acelerada e isso afeta fortemente as contas públicas. Expõe, além disso, as injustiças e as desigualdades que estão dentro do modelo atual de previdência”, ressaltou Vescovi.

A ex-secretária do Tesouro considerou como fundamental a agenda de reformas proposta pelo governo federal, sobretudo a da previdência, em discussão na Câmara dos Deputados e carro-chefe do projeto liderado.

Leia a matéria na integra

Talvez você gostaria de ler também

\

Bancos têm primeiro crescimento no crédito em 3 anos

Os maiores bancos privados do país vislumbram para este ano um mercado de crédito muito mais aquecido, com projeções de crescimento de mais de 10% para as carteiras. É um salto em relação a um 2018 que já não foi de todo ruim. No ano passado, o estoque combinado de empréstimos e financiamentos de Itaú[…]

Saiba mais

Boletim Informativo Declarações Periódicas – Banco Central do Brasil

O escritório Foccaccia, Amaral, Pellon e Lamonica Advogados disponibilizam Boletins sobre as informações periódicas a serem fornecidas ao Banco Central do Brasil. No Link a seguir confira os prazos de entrega das seguintes declarações: Declaração Anual de Capitais Brasileiros no Exterior; Declarações Trimestrais de Capitais Brasileiros no Exterior; Atualização das Informações do RDE-IED; Declarações Econômico-Financeiras.

Saiba mais

Brasil é destaque em liderança financeira feminina, diz estudo

Aos 15 anos, Heloisa Cruz viu a sua família “quebrar”, às voltas com dívidas que se arrastavam desde o confisco do Plano Collor, em 1990. Hoje, aos 37, ela divide a sua rotina de mãe de três filhos com a gestão da própria carteira de ações num clube de investimentos e em cursos de análise[…]

Saiba mais