Estados Unidos passam a apoiar oficialmente adesão do Brasil à OCDE

Fonte: Exame Publicado em

Os Estados Unidos apoiaram nesta quinta-feira (23) a candidatura do Brasil a uma vaga na OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).

A manifestação de apoio dos diplomatas americanos foi feita durante uma reunião ministerial do órgão em Paris e confirmado pela embaixada americana e pelo Itamaraty no Twitter.

A promessa vem de um acordo feito pelo presidente americano Donald Trump com o presidente brasileiro Jair Bolsonaro durante um encontro na Casa Branca em março.

A contrapartida é que o Brasil abriria mão do seu status especial de país em desenvolvimento na Organização Mundial do Comércio (OMC), que garante algumas vantagens comerciais.

No entanto, em um encontro preparatório em maio, os representantes dos EUA na OCDE informaram que não “tinham instrução” sobre a chegada de novos membros.

Em seguida, depois da repercussão, o Departamento de Estado americano reafirmou a intenção de apoiar o Brasil no órgão, posição agora confirmada oficialmente.

Os Estados Unidos também seguem apoiando a entrada da Argentina, que já havia solicitado adesão anteriormente.

Leia a matéria na integra

Talvez você gostaria de ler também

\

A OMC na nova política comercial brasileira

A campanha eleitoral do presidente Bolsonaro propunha a abertura comercial pela via da redução das tarifas de importação e das barreiras não tarifárias em paralelo com a negociação de acordos bilaterais. Em Davos, o presidente reconheceu que “o Brasil é uma economia relativamente fechada ao comércio internacional e que mudar essa condição é um dos[…]

Saiba mais

Brasil adere a protocolo de registro internacional de marcas

Trinta anos após a criação, o Brasil adere ao Protocolo de Madri, um tratado internacional que facilita e reduz custos para o registro de marcas de empresas no exterior. A previsão do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) é que a nova sistemática comece a funcionar em outubro no país. O Senado aprovou nessa quarta-feira[…]

Saiba mais

Brasil e EUA buscarão acordos setoriais

Os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump devem indicar, na declaração conjunta que farão após o encontro na Casa Branca no próximo dia 18, que os dois países irão trilhar um caminho na direção do livre-comércio. Isso não significa o compromisso de começar a desenhar, agora, negociações de um acordo de livre-comércio entre os dois[…]

Saiba mais