Em 2019 o bloco K passou a ser obrigatório para os estabelecimentos industriais e atacadistas não optantes pelo simples nacional, independente da faixa de faturamento. Com isso a De Biasi apresentou na Câmara Espanhola, no dia 20 de agosto, uma palestra com as informações requeridas, discutiu os impactos e destacou os principais pontos de atenção.

O Bloco K é um complemento do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) que vem com o propósito de substituir o Livro Controle da Produção e do Estoque – (Modelo 3), que é realizado de forma manual, desde 1970, para um formato digital.

Precisamos olhar para o Bloco K como uma integração com o EFD”, disse o palestrante Rubens de Andrade.

O Controle de Produção e do Estoque (Bloco K) consiste na prestação de informações mensais da produção, à escrituração dos documentos fiscais e dos documentos de uso interno dos estabelecimentos industriais e atacadistas.

Com o bloco K será possível de identificar diferenças entre os estoques declarados e as quantidades adquiridas (Notas Fiscais), produzidas (K230) e vendidas (Notas Fiscais); identificar práticas lesivas ao fisco, tais como nota espelhada, calçada, dublada, subfaturada ou meia nota; avaliar se o crédito de ICMS e IPI estão lastreados em itens aplicados na produção; avaliar se a não incidência da sujeição passiva por substituição tributária ou do Diferencial de Alíquotas estão realmente vinculadas à produção; avaliar se situações de estornos de créditos de ICMS/IPI foram observadas, entre outros cruzamentos e análises.

Acesse a apresentação aqui.

Luciano De Biasi, Partner of De Biasi Auditoria, Consultoria e Outsourcing; Rubens Alexandre de Andrade, Consultor Tributário na De Biasi Auditores Independentes e Alessandra Cristina Borrego Matheus, Sócia gerente na De Biasi Auditores Independentes.

Patrocínio:

Rubens Alexandre de Andrade Advogado, Contador, Consultor Tributário, Especialista em Escrituração Digital, Desenvolvedor de soluções para a geração e validação de obrigações acessórias

Câmara Espanhola Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 1681 - Cidade Monções, São Paulo - SP

20/08/2019
09:00 às 18:00

Presencial

Categorias
COMITÊ REALIZADOR
    string(0) ""
Local do evento