Comitê de Comunicação e Marketing | Vamos falar sobre Cultura Organizacional?
As reuniões de Comitês são exclusivas para sócios da Câmara Espanhola!
No dia 8 de julho, o Comitê de Comunicação e Marketing da Câmara Espanhola organizou o evento “Vamos falar sobre Cultura Organizacional”, o qual contou com a apresentação de cases de dois membros grupo: Arteris e Zurich. O tema foi escolhido pelos participantes, que também solicitaram às líderes, Deise Silveira, consultora de comunicação da Telefônica, e Denise Meyer, sócia da Rouge Comunicação, que o foco das reuniões de 2021 fosse a troca de experiências entre as empresas.
A primeira apresentação foi de Pablo Solano, gerente de Comunicação e Marca da Arteris. O especialista detalhou a campanha de reconhecimento da cultura organizacional “Somos Movimento”, lançada este ano pela empresa de concessão de rodovias. Em andamento, a divulgação da nova narrativa da empresa focou em todos os canais de comunicação, reforçando ao mesmo tempo o papel dos gestores como porta-vozes internos.
Já Ana Paula da Matta, gerente de RSC e Comunicação da Zurich, contou que durante sua trajetória profissional percebeu que grandes empresas multinacionais dão mais importância à cultura organizacional do que as companhias brasileiras. Segundo Ana, o grande desafio da comunicação da cultura organizacional da Zurich foi “envelopar” todas as informações em uma única linguagem. A dificuldade foi enfrentada com a concepção da campanha “Jeito Z’’, com peças de divulgação, storytelling e até uma música para ajudar os funcionários a memorizar mensagens-chave.
Em relação às campanhas de cultura organizacional, tanto Solano, quanto Ana concordaram que os executivos, especialmente as médias lideranças, são essenciais para a comunicação da missão, visão e valores da empresa, assim como outras informações relativas a esse importante tema corporativo.
Ao final do evento, os participantes fizeram perguntas aos palestrantes. A temática principal das questões foi como Arteris e Zurich implementaram suas estratégias de comunicação interna durante a pandemia de covid-19. Ambos responderam que hoje são utilizados canais totalmente digitais, que além de serem mais eficientes, são muito mais sustentáveis por dispensarem o uso de papel.

Google Meet Google Meet
08/07/2021
09:00 às 10:00
Remoto
Categorias
COMITÊ REALIZADOR
-
array(1) {
[0]=>
object(WP_Post)#22109 (24) {
["ID"]=>
int(430)
["post_author"]=>
string(1) "8"
["post_date"]=>
string(19) "2018-11-09 22:58:39"
["post_date_gmt"]=>
string(19) "2018-11-10 00:58:39"
["post_content"]=>
string(554) "Líder: Pedro Crespo Boneta - South America Marketing Manager na Viscofan
Co-líder: Claudia Shishido - Sales and Marketing Manager Brazil na Air Europa
Objetivo do comitê: Abordar a Comunicação dentro da instituição, seja para o público interno e externo, de forma responsável, clara e sustentável, visando o fortalecimento reputacional de cada empresa sócia. Promover um espaço de debate, formação e relacionamento para que os profissionais possam desenvolver um senso crítico e amplo referente à sua atuação."
["post_title"]=>
string(25) "Marketing e Comunicação"
["post_excerpt"]=>
string(0) ""
["post_status"]=>
string(7) "publish"
["comment_status"]=>
string(6) "closed"
["ping_status"]=>
string(6) "closed"
["post_password"]=>
string(0) ""
["post_name"]=>
string(23) "comunicacao-e-marketing"
["to_ping"]=>
string(0) ""
["pinged"]=>
string(0) ""
["post_modified"]=>
string(19) "2023-05-09 15:53:27"
["post_modified_gmt"]=>
string(19) "2023-05-09 18:53:27"
["post_content_filtered"]=>
string(0) ""
["post_parent"]=>
int(0)
["guid"]=>
string(59) "https://camaraespanhola.org.br/?post_type=comite&p=430"
["menu_order"]=>
int(0)
["post_type"]=>
string(6) "comite"
["post_mime_type"]=>
string(0) ""
["comment_count"]=>
string(1) "0"
["filter"]=>
string(3) "raw"
}
}
-
Marketing e Comunicação