As reuniões de Comitês são exclusivas para sócios da Câmara Espanhola!

O Comitê de PMEs e Inovação da Câmara Espanhola realizou, no dia 11 de junho, um bate-papo com Eduardo Algarve Fuentes, analista de investimentos e dataminer do Distrito e criador do Inside Venture Capital Brasil. A reunião teve como objetivo falar sobre o potencial estratégico dos dados no crescimento econômico e tecnológico.

Os líderes Carolina de Oliveira, sócia-diretora de private enterprise para América do Sul da KPMG, e Borja Zaldivar, diretor internacional da AmazonasCap, iniciaram o bate-papo se apresentando e falaram sobre os objetivos do comitê para o ano. A primeira ação foi, de forma interativa por meio de uma enquete, engajar os participantes para entender os temas de maior interesse para discussão. 

Após apresentação dos líderes, o palestrante Eduardo Fuentes deu início à sua apresentação, contando um pouco sobre o trabalho da Distrito como plataforma de inovação e maior hub independente de inovação e startups do Brasil. 

Eduardo apresentou os dados do crescimento exponencial da digitalização do Brasil, mostrando que o país ocupa o quinto lugar no ranking de maiores usuários de redes sociais do mundo, sendo o segundo em intensidade de uso. Segundo o palestrante, esses dados justificam o cenário, também crescente, das startups. “Não é à toa que o crescimento médio das startups, desde os anos 2000, foi de 27% ao ano. Então lá em 2000 tínhamos um pouco mais de 500 startups, um pouco menos talvez, e hoje já são mais de 12 mil companhias”. 

De acordo com Eduardo, ainda se prevê que até o ano de 2025 o Brasil tenha até 25 mil startups e se calcula que o investimento em Venture Capital, em cerca de 10 anos, seja de 20 a 30 bilhões de dólares. “O que mostra que não só o capital está elevado, mas o número de negócios conseguindo financiamento também aumentou. O que é um ótimo indicativo de que o país está amadurecendo nessa linha de financiamento e cada vez mais startups devem surgir”, pontuou o analista de investimentos e de dataminer.

Eduardo ainda discorreu sobre os temas mais quentes no mercado, como fintechs, retailtechs, healthtechs e edtechs, além da explosão de fusões e aquisições. A apresentação foi finalizada com alguns temas do futuro do setor, por exemplo, potencial econômico, problemas e ineficiências estruturais, rápido crescimento da penetração digital e solo fértil para inovação.

Google Meet Google Meet

11/06/2021
11:00 às 12:00

Remoto

Categorias
COMITÊ REALIZADOR
    array(1) { [0]=> object(WP_Post)#17351 (24) { ["ID"]=> int(470) ["post_author"]=> string(1) "8" ["post_date"]=> string(19) "2018-07-10 18:46:00" ["post_date_gmt"]=> string(19) "2018-07-10 21:46:00" ["post_content"]=> string(583) "Presidentes: Líder: Carolina de Oliveira -Sócia-Diretora de Private Enterprise para América do Sul da KPMG Co-líder: Edith Cabral - Diretora de Programas Focados no ISE Business School Objetivo do comitê: Promover um espaço de oportunidades e desenvolvimento para pequenas e médias empresas, com estímulos ao empreendedorismo, internacionalização e inovação. Trazer aos sócios possibilidades de discussão adequadas aos modelos PMEs, gerando oportunidades de networking, conteúdo e exposição de marca." ["post_title"]=> string(17) "PMEs e Inovação" ["post_excerpt"]=> string(0) "" ["post_status"]=> string(7) "publish" ["comment_status"]=> string(6) "closed" ["ping_status"]=> string(6) "closed" ["post_password"]=> string(0) "" ["post_name"]=> string(4) "pmes" ["to_ping"]=> string(0) "" ["pinged"]=> string(0) "" ["post_modified"]=> string(19) "2022-03-29 13:08:42" ["post_modified_gmt"]=> string(19) "2022-03-29 16:08:42" ["post_content_filtered"]=> string(0) "" ["post_parent"]=> int(0) ["guid"]=> string(59) "https://camaraespanhola.org.br/?post_type=comite&p=470" ["menu_order"]=> int(0) ["post_type"]=> string(6) "comite" ["post_mime_type"]=> string(0) "" ["comment_count"]=> string(1) "0" ["filter"]=> string(3) "raw" } }
  • PMEs e Inovação