A quarta edição do tradicional Seminário de Saúde Corporativa aconteceu no dia 29 de setembro e, diferente das outras edições, se contextualizou em um cenário que antes era inimaginável. As empresas mudaram sua forma de operar durante a pandemia e se reinventaram para preservar a vida de seus empregados e ajudá-los a enfrentar a realidade instaurada. Por isso, o evento foi além dos debates em torno dos planos de saúde e ergonomia, trazendo opiniões sobre humanização, responsabilidade e respeito nas organizações.

O webinar contou com cases de sucesso da MAPFRE e da Pepsico do Brasil, que foram representados por Angelo Coelho, superintendente de RH da MAPFRE, Letícia Dias, head de Total Rewards, e Mirian Lima, head de Benefits & Wellness, ambas da Pepsico do Brasil. As apresentações também tiveram uma visão mais abrangente, representada pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Roberto Rebello Filho.

O Brasil conta com aproximadamente 48 milhões de beneficiários de plano de assistência médica, o que representa uma taxa de cobertura de 25% da população brasileira. Aproximadamente 1 a cada 4 pessoas têm um plano privado de saúde, segundo dados apresentados por Rebello.

O diretor-presidente da ANS também contextualizou que o setor de saúde suplementar é robusto e contribui diretamente com o PIB do país, com participação de quase 4,9% só nos gastos privados e, em conjunto com os gastos públicos, cerca de 9% do PIB. Ele também apresentou alguns dos principais desafios do setor como, por exemplo, os aumentos crescentes dos custos.

O superintendente de RH da MAPFRE contextualizou sobre a gestão da empresa durante a pandemia e apresentou o programa de qualidade de vida chamado Viva Leve. Coelho destacou o crescimento em atendimentos médico e social prestados, que chegaram a mais de mil e quinhentos no auge da pandemia, com foco principalmente nos temas de saúde mental.

A MAPFRE é signatária do movimento #menteemfoco e, com o agravamento da pandemia, se identificou a necessidade de criar sistemas para apoiar os funcionários e auxiliá-los com as questões de saúde mental. Uma das iniciativas foi a criação do Programa Viva Leve, em 2021, baseado em dois pilares: saúde das emoções, no qual são trabalhadas as ações de aspecto psicológico; e saúde integral, que trata dos aspectos físicos. A programação apresenta desafios saudáveis, rodas de conversa, campanha de vacinação, pausas saudáveis, calibragens emocionais com gestores e colaboradores, entre outros.

Letícia e Miriam apresentaram como a Pepsico trabalhou a jornada de saúde e seu programa Viver Bem. O projeto é destinado para os colaboradores e familiares, focado em proporcionar mais saúde, bem-estar e cuidado, contribuindo para a estratégia de retenção de talentos, enquanto equilibra e controla investimentos em saúde.

“Estamos falando de diversos aspectos, do social, do apoio ao cuidado com a saúde e ao mesmo tempo, de marca empregadora, de redução de custos em saúde. Então, um programa em gestão integrada nos ajuda a continuar oferecendo um alto nível de benefícios aos funcionários”, pontuou Letícia Dias. A head de Total Rewards da Pepsico Brasil também sinalizou sobre o cuidado na gestão de custos, para que se evite baixar o nível de qualidade dos benefícios oferecidos.

Os palestrantes reforçaram sobre o uso da tecnologia a favor da comunicação, a fim de alcançar todos os funcionários e informar de forma consciente, além de usar outras ferramentas que podem servir de apoio, como a telemedicina, por exemplo.

“Por um lado, caminha a inovação, mas por outro lado caminha também uma questão de legislação, o que é e o que não é permitido. Estamos muito focados nessas duas frentes”, comentou o gestor de RH da MAPFRE para frisar a importância de conseguir casar os avanços tecnológicos com as normas sinalizadas por órgãos reguladores.   

Assista ao evento aqui:

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29/09/2021
09:00 às 11:00

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