Quais as tendências para o Marketing Digital?
Longe de ser apenas uma ferramenta de vendas virtuais, o Marketing Digital desempenha um papel estratégico no posicionamento com o público, geração de negócios e construção da reputação de uma empresa. O Comitê de Comunicação e Marketing da Câmara Espanhola, cumprindo o compromisso de gerar discussões relevantes e informativas ao público, convidou os experts Daniel Bruin e Sandra Turchi para falar sobre tendências, mercado e perspectivas do setor.
Para fazer a moderação do encontro, convidamos Fernando Cabral, Diretor de Business Transformation & Technology da LLYC, que deu início ao evento com a seguinte provocação: “O mercado está conseguindo absorver as novas tendências?”
Para responder à pergunta, Daniel Bruin, Presidente da Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), abriu um panorama do mercado do marketing no Brasil. A partir de um estudo inédito realizado no país, a associação conseguiu mapear as agências de comunicação no mercado brasileiro, chegando a uma estimativa de 895, sendo este um setor que faturou R$3 bilhões em 2020, uma crescente tímida quando comparada a publicidade, mas constante e expansiva.
Apesar da boa perspectiva, Bruin apontou a dificuldade na contratação de mão de obra qualificada, uma defasagem na formação de profissionais, que não acompanha as novas necessidades e ferramentas no mercado. Segundo ele, o digital hoje ocupa 40% no investimento das empresas, uma crescente ativa em relação aos 5% encontrados há cerca de cinco anos: “Daqui a pouco vamos tirar o digital do marketing, vai ser só marketing”.
Parte expressiva desse percentual se encontra nas redes sociais. De acordo com estudo sobre maturidade do Marketing Digital e vendas no Brasil, 91% das empresas utilizam as redes para conteúdo e relacionamento. “As outras 9% devem estar indo à falência” brinca o presidente da Abracom, ao reforçar o uso das redes como estratégia essencial no posicionamento da marca. Para o profissional, o menu de ferramentas de conteúdo, performance e tecnologia cresce cada vez mais e vemos a transição das agências de comunicação que vai de uma atuação segmentada para uma unificação de serviços oferecidos às marcas.
Sandra Turchi, CEO da Digitalents e profissional de experiência na atuação e docência em Marketing Digital, concorda com Bruin ao mencionar a demanda de profissionais qualificados para a área e comenta que a alta rotatividade de profissionais nas empresas dificulta a retenção de talentos e inflaciona os salários no mercado, um desafio que precisa ser contornado para o crescimento do setor.
Ao falar sobre as perspectivas para o mercado, menciona o retorno ao “marketing raiz”, termo que se refere às práticas tradicionais do marketing, banalizados por profissionais que se “aventuraram” pela área sem a devida experiência nos últimos anos. Elementos como 5G, inteligência artificial e assistentes virtuais também são ferramentas que automatizam e trazem novas possibilidades ao cenário do marketing.
Sandra também menciona o cenário pós pandemia e o ESG, elementos que alteram o consumo do usuário, demandando cada vez mais uma estratégia que pense na redução de impactos socioambientais e que considere o “cansaço” do usuário após a exposição massiva de telas nos últimos anos.
Assista ao evento:
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20/10/2021
09:00 às 09:45
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COMITÊ REALIZADOR
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Co-líder: Claudia Shishido - Sales and Marketing Manager Brazil na Air Europa
Objetivo do comitê: Abordar a Comunicação dentro da instituição, seja para o público interno e externo, de forma responsável, clara e sustentável, visando o fortalecimento reputacional de cada empresa sócia. Promover um espaço de debate, formação e relacionamento para que os profissionais possam desenvolver um senso crítico e amplo referente à sua atuação."
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Marketing e Comunicação