Inovação, cultura e retenção de talentos. Quando perguntamos aos membros de nosso Comitê de PMEs & Inovação quais eram os temas que desejavam discutir no próximo encontro, nos deparamos com a indicação das palavras mencionadas, uma clara demanda por discussões sobre atratividade e inovação dentro do ambiente de trabalho. Para gerar esta conversa, reunimos as frentes de PMEs & Inovação e Gestão de Pessoas da Câmara Espanhola.

“Cerca de 70% das inciativas de transformação das empresas falham, custando cerca de R$280 bilhões perdidos”. O motivo é apresentado por Camila Pádua, sócia diretora de Human Capital Advisory da KPMG, ao mencionar que as ações de inovação não acompanham os profissionais envolvidos no processo, uma demanda de formação, cultura e reinvenção da empresa. Para a profissional, a defasagem começa na formação acadêmica, que ainda não prepara os jovens para serem talentos digitais, demanda a ser trabalhada em um ambiente profissional estimulante e aberto: Ser digital é gerar valor, gerar conexão e oportunidade. Não é sobre trocar pessoas, mas é a responsabilidade de promover a transformação.

Em 2014, a Microsoft iniciou sua crescida exponencial no mercado, um ponto que converge com a entrada do CEO Satya Nadella, cujo objetivo era trabalhar a cultura da empresa, promovendo um espaço de questionamento e segurança psicológica aos colaboradores. Camila explica que, quando falamos da grande transformação digital, não falamos da migração de um modelo industrial para o digital, com base em transações financeiras, mas sim da geração de valor, criação coletiva e relacionamento com stakeholders: A gente saí de uma visão hierarquizada para uma comunidade central.

E isso não acontece sozinho, afirma. Para que uma transformação aconteça de forma concreta, é necessário que todos os colaboradores sejam protagonistas na geração de valor ao cliente, trabalhando em um mindset coletivo que não desrespeite as individualidades de cada profissional.

E para falar em respeito individual e coletivo, Bruno Scaldaferri, Superintendente D&I e Engajamento do Santander Brasil comenta que, quando o tema é Diversidade, não adianta “brincar de rouba monte”: a discussão sobre o assunto, sem um trabalho de educação e formação com os colaboradores, é finito.

Para ele, olhar para os indicadores internos e externos à corporação é uma atividade necessária na geração de um espaço efetivamente diverso. Gerar um espaço seguro e diverso equivale a gerar um espaço de oportunidades e conexão, pois um profissional que precisa ser de uma forma no trabalho e de outra em casa se torna um profissional desconectado e improdutivo, explica o especialista.

Segundo Bruno, “meu objetivo dentro da área é acabar com a área”, uma expectativa de que a inclusão seja feita de forma tão orgânica que dispense a existência da equipe. Até lá, existe o trabalho de construção, observação e readequação, conciliados com as oportunidades de formação para gerar novos horizontes aos profissionais.

Como conclusão, Maria Lúcia Benhame, advogada, sócia-fundadora do Benhame Advogados e líder do Comitê de Gestão de Pessoas da Câmara Espanhola, aproveitou o espaço para falar das oportunidades de retenção de talentos e benefícios de acordo com cada modalidade de trabalho.

Segundo a advogada, as medidas apresentadas cabem aos diversos tamanhos de empresas, e apresenta as diferenças entre as modalidades de contratação CLT, PJ, utilização de prestação de serviço e terceirização. Para que a empresa promova benefícios dentro da legalidade trabalhista, civil e fiscal, é necessário que se atente às relações adotadas, a distinção entre benefício e salário utilidade e a proteção do profissional que contribui com o negócio da empresa.

Camila Pádua Sócia Diretora de Human Capital Advisory da KPMG
Dra. Maria Lúcia Benhame Sócia Fundadora do Benhame Advogados
Bruno Scaldaferri Superintendente Executivo de RH na Santander Brasil

Zoom Zoom

27/10/2021
09:30 às 10:45

Sócio: gratuito

Presencial

Categorias
COMITÊ REALIZADOR
    array(2) { [0]=> object(WP_Post)#13953 (24) { ["ID"]=> int(468) ["post_author"]=> string(1) "8" ["post_date"]=> string(19) "2018-09-10 18:42:59" ["post_date_gmt"]=> string(19) "2018-09-10 21:42:59" ["post_content"]=> string(459) "Líder:Maria Lúcia Benhame – Sócia Fundadora do Benhame Advogados Co-lider: a definir Objetivo do comitê: Promover eventos de conteúdo relevantes para profissionais do setor, incentivar o intercâmbio de informações e sempre que houver a oportunidade trabalhar na elaboração de propostas e sugestões com impacto na relação entre empresas e funcionários, a serem enviadas ao governo." ["post_title"]=> string(18) "Gestão de Pessoas" ["post_excerpt"]=> string(0) "" ["post_status"]=> string(7) "publish" ["comment_status"]=> string(6) "closed" ["ping_status"]=> string(6) "closed" ["post_password"]=> string(0) "" ["post_name"]=> string(17) "gestao-de-pessoas" ["to_ping"]=> string(0) "" ["pinged"]=> string(0) "" ["post_modified"]=> string(19) "2023-05-09 15:44:45" ["post_modified_gmt"]=> string(19) "2023-05-09 18:44:45" ["post_content_filtered"]=> string(0) "" ["post_parent"]=> int(0) ["guid"]=> string(59) "https://camaraespanhola.org.br/?post_type=comite&p=468" ["menu_order"]=> int(0) ["post_type"]=> string(6) "comite" ["post_mime_type"]=> string(0) "" ["comment_count"]=> string(1) "0" ["filter"]=> string(3) "raw" } [1]=> object(WP_Post)#13955 (24) { ["ID"]=> int(470) ["post_author"]=> string(1) "8" ["post_date"]=> string(19) "2018-07-10 18:46:00" ["post_date_gmt"]=> string(19) "2018-07-10 21:46:00" ["post_content"]=> string(538) "Presidentes: Líder:Javier Lozano - Diretor corporativo na Howden Brasil Co-líder: Antonio Peres Junior - Presidente no Peres Junior Advocacia Objetivo do comitê: Promover um espaço de oportunidades e desenvolvimento para pequenas e médias empresas, com estímulos ao empreendedorismo, internacionalização e inovação. Trazer aos sócios possibilidades de discussão adequadas aos modelos PMEs, gerando oportunidades de networking, conteúdo e exposição de marca." ["post_title"]=> string(4) "PMEs" ["post_excerpt"]=> string(0) "" ["post_status"]=> string(7) "publish" ["comment_status"]=> string(6) "closed" ["ping_status"]=> string(6) "closed" ["post_password"]=> string(0) "" ["post_name"]=> string(4) "pmes" ["to_ping"]=> string(0) "" ["pinged"]=> string(0) "" ["post_modified"]=> string(19) "2023-05-09 15:51:01" ["post_modified_gmt"]=> string(19) "2023-05-09 18:51:01" ["post_content_filtered"]=> string(0) "" ["post_parent"]=> int(0) ["guid"]=> string(59) "https://camaraespanhola.org.br/?post_type=comite&p=470" ["menu_order"]=> int(0) ["post_type"]=> string(6) "comite" ["post_mime_type"]=> string(0) "" ["comment_count"]=> string(1) "0" ["filter"]=> string(3) "raw" } }
  • Gestão de Pessoas
  • PMEs