Em dezembro de 2015, o FSB (Financial Stability Board – Conselho de Estabilidade Financeira) elaborou uma força-tarefa, a Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD) com recomendações para companhias do mundo sobre divulgações financeiras relacionadas ao clima. A Câmara Espanhola, por meio de seus Comitês de Sustentabilidade e Jurídico & Finanças, organizou um webinar para falar sobre estas recomendações e como isso se aplica ao nosso “novo normal”.

Para isso, convidamos Alexei Bonamin, sócio do TozziniFreire Advogados, e Omar Avila, consultor de ESG da SITAWI Finanças do Bem, com a moderação feita pelos líderes do Comitê de Sustentabilidade, Francisco Carvalho, superintendente Corporativo de Inovação e Sustentabilidade da Neoenergia, e Bernardo Graciolli, especialista em Sustentabilidade da MAPFRE.

Bonamin deu início ao evento contextualizando o cenário de discussões sobre sustentabilidade, concordando que a pandemia da covid-19 deu o tom de urgência acerca do clima, mas não criou a pauta. Desde a década de 1970 acompanhamos conferências promovidas pela ONU, como a Rio 92, Protocolo de Kyoto e, mais recentemente, o Acordo de Paris, que coloca as nações como protagonistas quando o assunto é responsabilidade climática.

Sob a ameaça de um “ponto de não retorno” ambiental, o advogado afirma que as mudanças climáticas influenciam diretamente o mercado, desde os preços de produção até o comportamento dos consumidores, que se torna cada vez mais crítico e com um forte poder de influência sobre a reputação de uma companhia.

Neste cenário, as recomendações da TCFD reforçam a importância da divulgação de metas, comportamentos, custos e compromissos estabelecidos pelas empresas, a fim de criar uma cadeia responsável. Para Bonamin, acompanhar o trabalho do “vizinho” é uma peça fundamental para geração de um mercado sustentável, desde que os resultados sejam verdadeiros, transparentes e coerentes. Segundo ele, os riscos de disputas judiciais já são realidade para empresas que desenvolvem o chamado greenwashing, termo inglês utilizado para acusar empresas que manipulam suas informações em busca de uma falsa imagem sustentável.

Omar Avila, representando a SITAWI, consultoria para soluções financeiras para impacto social, reforça a fala do advogado da TozziniFreire ao mencionar o uso das divulgações sustentáveis nas decisões de investidores para alinhamento de estratégias, padronização de metas e engajamento das organizações. Para ele, o objetivo não é gerar informações separadas, mas unificar e trabalhar junto às informações já existentes no mercado.

Segundo Avila, a TCFD trabalha com quatro grandes esferas de recomendação, sendo elas “Governança”, responsável por identificar os responsáveis pelo tema nas esferas diretivas da empresa, “Estratégia” que identifica o planejamento das ações em busca de mitigação de impactos climáticos, “Gestão de Riscos” responsável por mapear os riscos que envolvem a companhia e suas operações, finalizando com “Métricas e Metas” monitora e quantifica as ações e oportunidades, assim como os planos de ação que cada empresa está desenvolvendo para alcançar suas metas.

A organização que trabalha com estas esferas, segundo Avila, encontra oportunidade de acesso a mercados, eficiência no uso de recursos, vantagem competitiva, fontes de energia, além de evitar custos futuros. Para o consultor, “Não há pior risco do que aquele que não se conhece” e conclui indicando a TCFD como um manual de boas práticas para o exercício de divulgações transparentes e análises maduras das informações do mercado.

Assista na íntegra:

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19/10/2021
09:00 às 10:00

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