Na manhã do dia 17 de junho, empresas como PwC, Telefônica Vivo, MAPFRE, e instituições de peso, como Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) participaram do VI Seminário Latam da Câmara Espanhola. O tradicional evento ocorreu online e teve como principal eixo de discussão a recuperação da economia e da sociedade pós-pandemia de covid-19.

O evento foi aberto por Davi Melcon, CFO da Vivo e vice-presidente da Câmara Espanhola. Melcon destacou as atividades da entidade durante a pandemia, que se adaptaram para levar conteúdo de qualidade para um maior número de pessoas, utilizando plataformas online. O executivo também mencionou os números da Pesquisa de Investimentos e Clima de Negócios da Câmara Espanhola, os quais apontam que as empresas associadas têm a intenção de aumentar seus investimentos.

Os palestrantes, organizados em dois painéis, falaram sobre as experiências institucionais e perspectivas. A ênfase dos discursos foi a importância da digitalização como forma de organização de trabalho durante a pandemia e a maneira de superar a crise econômica resultante das restrições sanitárias.

O primeiro painel, “Gestão empresarial e suas possíveis transformações: pessoas tecnologias e eventos” teve a participação de PwC, Telefônica Vivo e MAPFRE, com mediação de Augustín Gracia, diretor da agência de notícias EFE.

No painel dedicado às experiências empresariais, a sócia e líder de tecnologia da PwC, Andrea França, iniciou sua apresentação contando sobre um estudo realizado na companhia, mostrando a necessidade de upskilling tecnológico. A especialista afirmou que a pandemia acelerou a necessidade de capacitação em tecnologia, mesmo daqueles funcionários que já tinham altos níveis de qualificação.

Em seguida, Alex Salgado, vice-presidente de B2B da Telefônica Vivo, comentou sobre a importância da digitalização para o Brasil. Segundo ele, o mercado brasileiro de tecnologia cresceu 20%, número que foi muito apoiado por novos investimentos de adaptação das empresas ao modelo de trabalho remoto. O executivo de B2B da Vivo encerrou sua fala explicando o modelo 5G que chegará ao Brasil nos próximos meses e será capaz de transformar ainda mais a gestão empresarial.

Para fechar o painel, Óscar García Serrano-Jimenez, diretor-geral de Administração, Finanças e Meios da MAPFRE e diretor-geral da MAPFRE Investimentos, fez uma breve análise do cenário econômico do Brasil atual. O executivo também realizou uma explanação sobre a implantação do home office na empresa, a qual apresenta números muito satisfatórios.

O painel de entidades contou com BID e OEI discutindo o tema “Atual visão do mercado no contexto latino-americano: cenário político-econômico, pós-crise, oportunidades e desafios”. A mesa-redonda teve mediação de Rámon Guzmán Zapater, conselheiro Econômico e Comercial da Embaixada da Espanha em São Paulo.

Morgan Doyle, representante do BID no Brasil, explicou durante sua apresentação que a capacitação para o desenvolvimento de habilidades digitais pode contribuir para frear a crescente desigualdade social na América Latina. Na opinião do economista, a retomada econômica pós-pandemia está relacionada com o investimento privado e com os esforços para ampliar a digitalização, fatores essenciais para a geração de emprego.

O diretor e chefe da OEI no Brasil, Raphael Callou, reforçou o papel da educação para a recuperação da América Latina no pós-covid. O especialista relatou que os países da região tendem a perder em produtividade no longo prazo por causa da carência na área educacional causada pela pandemia. Por outro lado, Callou destacou que embora o ensino a distância não substitui o presencial, a digitalização se tornou fundamental para a educação durante a pandemia.

O VI Seminário Latam está na íntegra no canal de YouTube da Câmara Espanhola:


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17/06/2021
10:00 às 12:00

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