Fitch mantém rating de Espanha em ‘A-‘ com perspetiva estável

Fonte: Economia ao Minuto Posted on

A forte recuperação económica de Espanha foi acompanhada por uma redução nos desequilíbrios macroeconómicos, incluindo um excedente contínuo nas contas correntes, uma redução da dívida privada e uma recuperação no setor financeiro”, afirma a agência em comunicado.

Segundo a Fitch, “a atividade económica continua a ser robusta”, prevendo um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2,6% em 2018 e de 3,1% na média do período 2015-2018.

“A redução dos défices públicos continua a ser sustentada por um crescimento do PIB acima da tendência a longo-prazo, e não por um ajustamento estrutural”, sublinha a Fitch, acrescentando esperar a redução do défice público de 3,1% do PIB em 2017 para 2,7% em 2018.

A agência também prevê uma “redução gradual do nível muito elevado da dívida pública, de 97,1% do PIB em 2018 para 94,5% em 2020”.

Quanto ao risco associado ao movimento de independência da Catalunha, a agência considera uma secessão “muito improvável”.

No entanto, admite que “possíveis tensões fortes e prolongadas representariam um risco” para o ‘rating’ do país.

Leia a matéria na integra

Warning: Uninitialized string offset 0 in /www/wwwroot/www.camaraespanhola.org.br/wp-includes/class-wp-query.php on line 3714