Líderes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, os chamados Brics, divulgaram, nesta sexta-feira (28), uma nota conjunta na qual se comprometem a implementar medidas para atingir as metas estabelecidas no Acordo de Paris, que visam a manter o aquecimento global abaixo de 2ºC, buscando limitá-lo a 1,5ºC.
O anúncio foi feito durante o encontro do G20, no Japão, que reúne as maiores economias do mundo.
No documento, os países afirmam estar “comprometidos com a plena implementação do Acordo de Paris, incluindo os princípios das responsabilidades comuns mas diferenciadas, à luz das diferentes circunstâncias nacionais”.
Os líderes reconhecem, ainda, a “importância de fontes variadas de energia e avanços tecnológicos para alcançar um futuro de baixa emissão [de gases estufa], como energia solar, bioenergia sustentável e gás natural no transporte”.
Dizem, também, reafirmar o comprometimento com o desenvolvimento sustentável e pedem aos países desenvolvidos que forneçam apoio financeiro e tecnológico para auxiliar países em desenvolvimento a se adaptarem e mitigarem os efeitos das mudanças climáticas.
O Acordo de Paris, assinado em 2015, reiterou o combinado de que os países ricos deveriam garantir um financiamento de US$ 100 bilhões (cerca de R$ 382 bilhões) por ano, até 2020, para atender às necessidades dos países em desenvolvimento relacionadas às adaptações climáticas.
Leia a matéria na integra