Hospital do futuro: mais conveniência e serviços hiperpersonalizados
Fonte: PwC BrasilPublicado em
Imagine um futuro em que os médicos conduzam ensaios clínicos com pacientes remotos, o atendimento digital seja feito tão facilmente como nas compras on-line e os médicos usem a inteligência artificial para prestar serviços hiperpersonalizados.
De acordo com o nosso estudo Futuro da Saúde, até o fim da década atual, a saúde será ainda mais personalizada, digitizada e apoiada por inteligência artificial, com soluções perfeitamente integradas à vida diária dos pacientes. A questão crítica é: os sistemas de saúde estão fazendo o suficiente para adaptar e transformar sua infraestrutura atual ou correm o risco de se tornarem totalmente obsoletos?
Embora os sistemas de saúde continuem a se esforçar para atender às expectativas dos consumidores e integrar inovações tecnológicas, eles enfrentam a complexa missão de transformar a experiência do paciente e do médico enquanto operam com tecnologia antiga, modelos de negócios desatualizados e infraestrutura desgastada. Para piorar a situação, o modelo atual continua a sofrer com inflação persistente, escassez de mão de obra, êxodo de talentos e abalos na cadeia de suprimentos – fatores que contribuem para o aumento dos custos e a redução dos lucros.
“O hospital do futuro deverá ser uma rede de ativos de entrega física e virtual conectada por um único sistema e recursos digitais, que permitirá a prestação de atendimento em comunidades, em casa, empresas ou em estabelecimentos, de acordo com a necessidade dos médicos e a preferência dos pacientes. Ele será composto por um ecossistema conectado, capaz de oferecer atendimento de qualidade além de suas fronteiras tradicionais.”