O embaixador da União Europeia no Brasil, Senhor Ignacio Ybáñez, compareceu no dia 22 de agosto a um encontro realizado pela Câmara Espanhola, com a presença de cônsules, presidentes, diretoria e empresas associadas às câmaras de comércio bilaterais.
Durante a reunião o embaixador falou sobre o acordo entre o MERCOSUL e a União Europeia, que está em processo de elaboração do texto, juntamente com a equipe brasileira, na condição de representantes do MERCOSUL. O texto deve ser finalizado em setembro e depois será traduzido para as 23 línguas de todos os países envolvidos no acordo. “Agora vai começar um processo político, onde os parlamentos precisam dizer que é um bom acordo e que é ratificável”, disse Ignacio Ybáñez.
Ybáñez ressaltou em seu discurso que o principal foco do acordo é gerar as mesmas possibilidades para todos os países, prezando pelo desenvolvimento dos países do MERCOSUL e novas oportunidades para a União Europeia. “O desenvolvimento da outra parte também é o nosso desenvolvimento. Vamos criar riquezas em ambos lados do Atlântico”, se comprometeu o embaixador.
Foram destacados os últimos acontecimentos ligados ao desmatamento da Amazônia e o embaixador ressaltou a importância do comprometimento do governo brasileiro com as causas ambientais e frisou, “O acordo de Paris também é parte do acordo entre a União Europeia e o MERCOSUL”.
“É uma aposta para o futuro. Fizemos uma boa escolha”, finalizou o embaixador sobre o acordo comercial entre o MERCOSUL e a UE.
Antes do evento Ignacio Ybáñez se reuniu com empresários representantes dos países europeus em um almoço exclusivo no restaurante Canvas do Hilton São Paulo Morumbi.
Estiveram presentes as autoridades, Renato Pacheco da Câmara de Mediação e Arbitragem das Eurocâmaras, Claudia Bärmann Bernard e Martin Duisberg da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Luis Carlos Szymonowicz da Câmara de Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa no Brasil, Matjaž Cokan e Štefan Bogdan Barenboim Šalej da Câmara de Comércio Eslovenia-Brasil, Alejandro Gómez Gil e Marcos Madureira da Cámara Oficial Española de Comercio en Brasil, Sueli Lartigue e Sandrine Ferdane da Câmara de Comércio França-Brasil, Adriana Mira da Cámara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, Sergio Quiroga da Câmara de Comércio Sueco Brasileira e Camila Pinheiro da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil.