A isenção de vistos para mercados estratégicos, anunciada em março, já gera resultados positivos. Os dados apresentam crescimento significativo no número de reservas efetuadas nos países beneficiados com a medida a partir de junho, data de vigência do Decreto assinado pelo presidente, Jair Bolsonaro. Nos Estados Unidos, o aumento foi de 53% no número de viagens confirmadas para junho e 97% para julho, se comparados ao mesmo período do ano passado. Já no Canadá, o crescimento foi de 86% para junho, 54% para julho e, expressivos, 135% para agosto deste ano.
Os dados foram divulgados pelo Grupo Amadeus, uma das 10 maiores empresas de tecnologia do mundo e uma das três maiores do segmento de viagens. A isenção é uma antiga demanda da cadeia produtiva do turismo, atendida nos primeiros cem dias de Governo.
“Os números mostram que a isenção de vistos para países estratégicos é uma medida acertada, que gera emprego e renda no Brasil. Chegou a hora do país desatar os nós e aproveitar todo o seu potencial turístico,” defende o ministro.
O presidente interino da Embratur, Leônidas Oliveira salienta que os resultados não são estimativas, mas sim reservas já fechadas que vão gerar impacto positivo na economia nacional nos próximos meses.
“O turismo é a atividade contemporânea que mais cresce e produz impacto social e econômico com geração de emprego e renda. Ações de desburocratização e estímulo à entrada de mais turistas estrangeiros, movimentam nossa economia, promovem a abertura internacional do Brasil e reposicionam o país no mercado turístico mundial, metas perseguidas pela Embratur”, pondera.
Leia a matéria na integra