LLYC | Trabalhar no horário que quiser é uma das tendências para o mercado de trabalho em 2022

Fonte: LLYC Brasil Posted on

Estudo traz análise de tendências para gestão de talentos e aborda os desdobramentos esperados após dois anos de pandemia

A pandemia mudou permanentemente a relação das pessoas com o trabalho: o home office, que antes era uma tendência, tornou-se um modelo necessário em 2020 e, um ano depois, chegou o modelo híbrido. Neste ano, o trabalho será marcado por 9 tendências, segundo o Relatório de Talento 2022 elaborado por especialistas da consultoria LLYC em colaboração com a DCH, a Organização Internacional de Executivos de Capital Humano.

Entre as tendências levantadas está a crescente autonomia do colaborador em escolher o dia e a hora em que trabalha. Ao mesmo tempo, a consultoria indica ser uma tendência as companhias estimularem o tempo de desconexão de seus funcionários com objetivo de promover um ambiente que permita o desenvolvimento pessoal e mais saudável. É o que o relatório chama de ‘desconectar para conectar’, evitando a fadiga tecnológica e o burn out.

“A pandemia foi o pontapé inicial de uma profunda transformação nas relações de trabalho, provocando uma revolução na cultura e na forma de gerir talentos. Já existe um movimento de “fuga de talentos” que impulsiona mudanças necessárias, entre elas a autonomia de escolher o horário de trabalho. O real time começa a perder relevância e o anywhere office evolui para o anytime office”, afirma Naira Feldmann, Líder de Strategic Engagement da LLYC Brasil.

Veja as 9 tendências que, segundo o estudo, serão mais empregadas a partir de 2022:

  1. Do formato híbrido à autonomia: Este novo modelo exigirá das empresas comunicações entre equipes e formas de trabalho muito mais assíncronas. O real time no trabalho perde relevância e se estabelecem outros modelos que priorizam o trabalho em equipe, distanciados da ditadura da reunião presencial ou online.
  2. Desconectar para conectar: Após dois anos de pandemia nos quais os níveis de produtividade dos profissionais não se viram afetados, as empresas começarão a compreender que os profissionais necessitam desconectar mais para conectar melhor. A conquista do tempo será a fórmula preferida para melhorar o compromisso do talento e diferenciar-se na captação.
  3. O terceiro espaço: Muitas empresas seguirão confiando no espaço de escritório tradicional durante muitos anos mais, mas não será suficiente para evitar uma transformação. Os terceiros espaços se convertem assim na grande evolução e não importa quem é o operador ou o responsável, o importante é a experiência do talento.
  4. Workcation: E se trabalhar e estar de férias fosse possível ao mesmo tempo? Não se trata de um substitutivo das férias. Seu objetivo é oferecer aos profissionais uma melhor experiência laboral, incluir o lazer no ambiente profissional, “estar de férias durante nosso tempo livre”.
  5. Rituais para a “destribalização”: A conexão com a empresa em seu conjunto parece haver-se debilitado até converter as organizações em uma tribo de tribos. As empresas se enfrentarão nos próximos meses ao desafio da “destribalização”, não para romper o sentimento de pertinência, mas para elevá-lo criando novos rituais que permitam fortalecer os laços.
  6. Da grande fuga à reformulação cultural: A cultura organizacional é a medicina para o desencanto do talento. Nas mãos das empresas não somente está revisar a forma que se comportam neste novo contexto, mas reformular seu posicionamento. Somente assim terão profissionais motivados e comprometidos.
  7. Mentalidade pull: Os candidatos não são “buscadores” de emprego, mas que passaram a ser consumidores das diferentes ofertas que publicam as marcas. Adotar uma mentalidade pull, através do inbound recruiting, vai permitir às empresas serem mais eficazes e efetivas na hora de contratar novos profissionais e, ao mesmo tempo, serve como base para atrair, contratar e cativar os candidatos mais qualificados.
  8. Você é quem sabe: As empresas demandarão mais perfis que sejam capazes de administrar e resolver um grande volume de problemas e de imprevistos para coexistir em um ambiente de mudanças constantes. Perfis com um alto nível de potencial e liderança. Para afrontar este desafio, as empresas deverão incorporar ferramentas que lhes permitam identificar o potencial, mais que enfocar-se na simples revisão de um CV.
  9. Total Experience: A experiência do cliente (CX), a experiência do empregado (EX), a experiência do usuário (UX) e a multiexperiência (MX) devem combinar-se para poder criar um ecossistema de experiência completo dentro e fora das organizações: o que está sendo chamado a Experiência Total (TX). O objetivo é melhorar desde um enfoque holístico cada uma destas quatro áreas para conseguir uma melhor experiência global e totalmente interconectada.

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Sobre o estudo

O estudo foi escrito por profissionais da Espanha, Portugal, México, Colômbia, Argentina, Peru e Brasil que se basearam em suas experiências e falas dos principais líderes do mundo para fazerem uma análise sobre as tendências do mercado de trabalho para este ano. São nove insights sobre novos formatos de gestão de talentos como por exemplo a mentalidade de pull que coloca o candidato no centro e não o empregador, ou a ideia de contratar candidatos por suas habilidades em resolver desafios e lidar com mudanças, e como a pandemia intensificou novos pensamentos presentes na cultura de trabalho.
Sobre a LLYC 

A LLYC é uma firma global de consultoria de comunicação, marketing digital e assuntos públicos, que ajuda seus clientes na tomada de decisões estratégicas de forma proativa, com a criatividade, inovação e experiência necessárias, e a sua execução minimizando os riscos, aproveitando as oportunidades e sempre considerando o impacto reputacional. No atual contexto disruptivo e incerto, a LLYC contribui a que seus clientes alcancem suas metas de negócio a curto prazo e a fixar uma rota, com uma visão a longo prazo, para defender sua licença social para operar e aumentar seu prestígio.

A LLYC (BME:LLYC) cotiza no mercado alternativo de ações espanhol, BME Growth. Atualmente, a LLYC tem 20 escritórios na Argentina, Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), Colômbia, Chile, Equador, Espanha (Madrid e Barcelona), Estados Unidos (Miami, Nova York e Washington, DC), México, Panamá, Peru, Portugal e República Dominicana. Ademais, oferece seus serviços através de empresas afiliadas no resto dos mercados de América Latina.

As duas publicações líderes do setor situam a LLYC entre as empresas de comunicação mais importantes do mundo. É a número 36 por receitas a nível mundial de acordo com a Global Agency Business Report 2021 de PRWeek e ocupa o lugar número 46 do Ranking Global 2021 elaborado pela PRovoke. A LLYC foi escolhida Melhor Consultora de Comunicação da Europa 2021, nos PRWeek Global Awards, e Consultora de Comunicação do Ano na América Latina, nos International Business Awards 2021.

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