Marcos Madureira é reeleito presidente da Câmara Espanhola

Posted on

No dia 30 de abril, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária (AGO) dos sócios da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, na qual foram aprovadas por unanimidade a gestão e as contas do exercício 2020. Nessa ocasião também foi submetida à votação a nova Junta Diretiva, com a reeleição de Marcos Madureira como presidente.  A gestão 2021-2023 será a segunda do executivo à frente da entidade que fomenta negócios entre companhias brasileiras e espanholas.

A reeleição reforça o trabalho que se iniciou em 2019. A principal marca do primeiro ano de mandado foram os inúmeros eventos e oportunidades de networking entre os membros do corpo associativo, como a Semana de Internacionalização, a palestra com o novo presidente do Banco Central, o IV Seminário Latam da Câmara Espanhola e as visitantes dos governadores dos Estados do Ceará, Rio Grande do Sul e Paraíba ao escritório da Câmara em São Paulo.

Em 2020, o destaque foi para as adaptações que a Câmara Espanhola passou para enfrentar os desafios da pandemia de covid-19. Nesse âmbito, podem ser mencionadas as iniciativas de virtualização dos eventos, por exemplo, a série Retomada Econômica e a websérie Internacionalização de Empresas, e os novos benefícios, como o Câmara Conecta.

Esse intervalo também foi marcado pelo mandato da Câmara Espanhola na presidência da Eurocâmaras, entidade que reúne as câmaras de comércio europeias em São Paulo.

“Estamos em um novo momento da Câmara Espanhola. A pandemia nos levou a utilizar mais intensamente as plataformas virtuais, possibilitando que empresas de todas as cidades brasileiras se associassem e aproveitassem  nossos benefícios. A digitalização também contribuiu para ficarmos ainda mais próximos dos nossos membros”, destaca Madureira.

Formado em Engenharia Mecânica, com especialização em Administração pela Tokyo International Center no Japão e com passagens em grandes companhias e associações – como ANFAVEA, AEA, Fiat Automóveis e Mercedes Benz do Brasil – antes de assumir o cargo na Câmara, Marcos Madureira atuava como Vice-Presidente Executivo do Santander Brasil, onde foi responsável pelas áreas de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade.