Metaverso: como ele pode mudar o mundo conforme conhecemos?

Fonte: LLYC Brasil Publicado em

Tendências, caminhos e desafios da nova realidade virtual

É muito comum surgirem diversas dúvidas diante daquilo que nos é novo. Desde que, em outubro de 2021, Mark Zuckerberg anunciou a mudança de nome do Facebook para Meta, não pararam de surgir notícias relacionadas com a palavra metaverso. Porém, o conceito não é novo nem foi inventado por Zuckerberg. Em 1992, Neal Stephenson escreveu o livro cyberpunk Snow Crash, no qual já se abordavam conceitos básicos como metaverso ou avatar. Mas o que o metaverso significa hoje e o que significará amanhã? Como devemos abordá-lo? Como ele vai mudar nossas vidas? As marcas estão preparadas para a transformação que já está em curso? Essas e outras questões estão presentes neste relatório produzido pela LLYC, em que  analisamos, entre outros temas, o papel das marcas nesta transformação, o investimento milionário realizado no setor do metaverso e o que nos espera num futuro não muito longínquo.

No entanto, atualmente estamos vivendo um momento de explosão, um certo exagero ou se trata de uma nova realidade que irá mudar as nossas vidas para sempre? Em todo caso, trata-se de um movimento rumo ao novo e ao desconhecido que inspira diferentes sentimentos e atitudes nos seres humanos. Em algumas pessoas, desperta a curiosidade, o desejo de querer estar presente, de experimentar, de colocar a primeira pedra. Contrariamente, para outras pessoas provoca rejeição. Por fim, outras pessoas têm medo do impacto que terá na forma como nos relacionamos, como fazemos negócios, aprendemos, ou até amamos. Estamos num momento de exploração do metaverso, mas ainda não podemos falar de uma realidade além de alguns mundos imersivos, uma vez que existem barreiras tecnológicas não resolvidas e uma luta político-empresarial para o capitalizar esse movimento em direção ao futuro.

O relatório detalhado pode ser acessado aqui.

Sobre a LLYC

A LLYC é uma consultoria global de comunicação, marketing digital e relações públicas que ajuda seus clientes a tomar decisões estratégicas de forma proativa, com a criatividade, inovação e experiência necessárias para executá-las minimizando riscos, aproveitando oportunidades e sempre considerando o impacto reputacional. No atual contexto disruptivo e incerto, a LLYC ajuda seus clientes a atingir seus objetivos de negócios de curto prazo e traçar um rumo, com visão de longo prazo, para defender sua licença social para operar e aumentar seu prestígio.

A LLYC (BME:LLYC) está cotada na bolsa de valores alternativa espanhola, BME Growth. Atualmente, possui 20 escritórios na Argentina, Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), Colômbia, Chile, Equador, Espanha (Madri e Barcelona), Estados Unidos (Miami, Nova York e Washington, DC), México, Panamá, Peru, Portugal e República Dominicana. Além disso, oferece seus serviços por meio de empresas afiliadas nos demais mercados da América Latina.

As duas publicações líderes do setor classificam a LLYC entre as principais empresas de comunicação do mundo. É a consultoria número 36 em receita em todo o mundo, de acordo com o Relatório de Negócios de Agências Globais da PRWeek 2022 e ocupa a 42ª posição no Ranking Global de 2022 da PRovoke. A LLYC foi eleita Melhor Consultoria de Comunicação na Europa 2022 no PRWeek Global Awards e Consultoria de Comunicação do Ano na América Latina no International Business Awards 2021.

Saiba mais

Talvez você gostaria de ler também

\

A flexibilização das novas formas de trabalho é tema de 70% das conversas em redes sociais sobre mercado de trabalho

Os 30% restantes alertam para os problemas de desligamento, excesso de trabalho e maior precariedade. A conversa sobre o mercado de trabalho cresceu 385% em 4 anos Se a pandemia mudou a nossa forma de trabalhar, o local a partir do qual o desenvolvemos e a forma como nos relacionamos com outros colegas e equipes,[…]

Saiba mais

LLYC avança no Brasil com nova área de Deep Digital Business e integração com Tecnologia

Em um novo passo estratégico, a operação da LLYC no Brasil anuncia a evolução de sua área Digital a uma nova unidade de negócios responsável por todos os projetos de Digital, Tecnologia e Marketing Digital no país. O núcleo responderá globalmente à gestão de Deep Digital Business, área liderada pelo sócio e Chief Strategy and Innovation Officer[…]

Saiba mais

LLYC | Câncer: Uma resposta conjunta para o otimismo

O câncer é uma das principais causas de morte e uma grande barreira para o aumento da expectativa de vida em todo o mundo. O diagnóstico possui uma grande carga negativa que pode afetar o estilo de vida do paciente e de seus familiares. No entanto, o uso da comunicação baseada em dados pode fornecer[…]

Saiba mais

LLYC | Doenças Raras: mais informação para mobilização social

INTRODUÇÃO As doenças raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida. Elas atingem aproximadamente de 6% a 8% da população mundial. Considerando os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que haja no mundo 400 milhões de pessoas com[…]

Saiba mais

LLYC | Trabalhar no horário que quiser é uma das tendências para o mercado de trabalho em 2022

Estudo traz análise de tendências para gestão de talentos e aborda os desdobramentos esperados após dois anos de pandemia A pandemia mudou permanentemente a relação das pessoas com o trabalho: o home office, que antes era uma tendência, tornou-se um modelo necessário em 2020 e, um ano depois, chegou o modelo híbrido. Neste ano, o[…]

Saiba mais

Com “Antecipe-se”, a LLYC apresenta as chaves da nova comunicação

A LLORENTE & CUENCA apresentou hoje sua nova proposta: “Antecipe-se. Embrace Disruption”. Com ela, resume a forma na qual as organizações devem encarar a incerteza do cenário atual, com o objetivo de aproveitar as oportunidades e minimizar os riscos implicados pela disrupção na maneira como nos relacionamos em um mundo de mudança permanente. Para acompanhar[…]

Saiba mais

Artigo: Como entrar na bolsa? Um guia para empresas arrojadas

Seca. Esta é a palavra que melhor define 2019 no que respeita à entrada no mercado bolsista. No ano que acabou de findar, nenhuma empresa conseguiu estrear-se no mercado de capitais espanhol, pelo menos no que se refere ao Mercado Contínuo. As únicas exceções à acalmia geral foram a Holaluz no Mercado Alternativo Bolsista (MAB)[…]

Saiba mais

Doenças raras: mais informação para mobilização social

As doenças raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida. Elas atingem aproximadamente de 6% a 8% da população mundial. Considerando os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que haja no mundo 400 milhões de pessoas com algum[…]

Saiba mais