Mudança de regra busca deslanchar fundos de infraestrutura

Fonte: UOL Posted on

Enquanto os holofotes seguem voltados para a reforma da Previdência, a agenda microeconômica dá seus passos e consegue avançar. Uma mudança recente na regras da Comissão de Valores Mobiliários pode deslanchar os fundos de investimento em infraestrutura.

Hoje existem 87 fundos exclusivos e não exclusivos com debêntures incentivadas em seus portfólios, respondendo por um patrimônio líquido de R$ 9,2 bilhões, segundo dados de fevereiro da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). “Número pode dobrar”, diz Cristiano Cury, que coordena o grupo de trabalho de financiamento de longo prazo da associação, em entrevista por telefone.

A expectativa de manutenção da taxa Selic baixa e de retomada do crescimento econômico compõem o ambiente que pode ampliar a oferta e a demanda por esse tipo de fundo.

No final de março, a CVM divulgou uma nova instrução que deu maior flexibilidade aos fundos de infraestrutura. Agora, o gestor pode alocar até 40% do patrimônio em um mesmo emissor, caso o fundo seja destinado ao investidor qualificado. Antes, esse limite era de 10% no máximo.

 

Leia a matéria na integra

Talvez você gostaria de ler também

\

‘Energia livre’ já representa 30% da carga do setor elétrico

Consumidores que podem escolher seu fornecedor de energia representam hoje 30% de toda a carga do setor elétrico, de acordo com levantamento exclusivo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O preço mais baixo tem sido o maior incentivo à migração de clientes para o ambiente livre. Comercializadores apontam que é possível economizar entre[…]

Saiba mais

Anvisa vai reavaliar agrotóxicos que podem ter venda cancelada

A Anvisa prepara uma lista de agrotóxicos que deverão ser reavaliados e que podem ter a venda restrita ou até mesmo cancelada no país. Segundo o órgão, é a primeira vez que a reanálise será baseada em critérios técnicos e de risco. Até então, produtos submetidos a novos estudos que checam possíveis riscos à saúde[…]

Saiba mais