Câmara Espanhola apresenta os vencedores do 7º Prêmio de Sustentabilidade

Posted on

• Iniciativa tem como objetivo identificar e disseminar as boas práticas sustentáveis idealizadas pelas empresas que atuam no Brasil, independentemente de seu porte e padrão de atuação.

• 17 projetos de grandes empresas e PME’s concorreram aos prêmios desta edição, dividida em três categorias: Diversidade, Inovação e Socioambiental.

• Projetos superaram a marca de R$ 750 milhões em investimento total e e beneficiaram famílias em mais de 1.500 municípios em todo o Brasil

Alejandro Gómez – Diretor Executivo da Câmara Espanhola

A Câmara Espanhola de Comércio no Brasil anunciou nesta terça-feira (03), durante evento em São Paulo, os vencedores da 7ª edição do Prêmio de Sustentabilidade 2019. Nesta edição, com as categorias Diversidade, Inovação e Socioambiental, a organização visa identificar e disseminar as boas práticas sustentáveis das empresas que atuam no Brasil. “O nosso objetivo é prestigiar os melhores projetos, independentemente de seu porte e padrão de atuação, em cada uma das categorias. Bons exemplos precisam ser reconhecidos e promovidos dentro e fora das organizações para inspirar e transformar a sociedade como um todo e não apenas o ambiente corporativo”, afirma Alejandro Gómez, diretor executivo da Câmara Espanhola de Comércio no Brasil.

Na categoria Diversidade, a empresa de grande porte vencedora foi a Telefônica Brasil, com o projeto “Vivo Diversidade”; e a empresa PME vencedora foi a EMDOC, com o projeto “PARR – Programa de Apoio para a Recolocação dos Refugiados”. Em Inovação, a empresa de grande porte vencedora foi a Neoenergia, por meio do projeto “Energia do Futuro”; e a empresa PME que levou o prêmio foi a Habitar Construções Inteligentes Construção Civil, por meio do projeto “Entulho Zero na Construção Civil”. Já na categoria Socioambiental, o Banco Santander Brasil venceu com o projeto “Microcrédito – Uma Alavanca para a Prosperidade”. Nesta edição, os projetos vencedores do Prêmio de Sustentabilidade receberam um troféu e terão suas iniciativas divulgadas nos canais de comunicação da Câmara Espanhola por meio da publicação Memória de Sustentabilidade que poderá ser conferida no site www.camaraespanhola.org.br.

Assim como na edição anterior da premiação, foi dada continuidade na promoção de um prêmio mais inclusivo para as PMEs, permitindo a participação de empresas associadas e não associadas. Entre os benefícios oferecidos às empresas vencedoras estão a isenção da cota de associação anual à Câmara em 2020, um workshop de meio período oferecido pela RBPG — Rede Brasil do Pacto Global – sobre a aplicação do SDG Compass, que é uma ferramenta de inserção dos ODS — Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – no planejamento estratégico das empresas; acesso a um diagnóstico e mentoria de 12h, oferecido pelo Instituto Ethos e com a metodologia Ethos/ SEBRAE e, ainda, um treinamento com orientações para relacionamento com a imprensa, comunicação digital e tendências de consumer engagement oferecido pela consultoria de comunicação LLYC.

“Para nós, da Câmara Espanhola, esta edição do Prêmio tem como objetivo impulsionar a sustentabilidade no Brasil, exibindo práticas que possam colaborar para um cenário de negócios que seja eficiente e, ao mesmo tempo, promova boas práticas no âmbito social, econômico ou ambiental”, enfatiza Gómez.

Contemplando famílias em mais de 1.500 municípios em todo o Brasil, os projetos participantes desta edição superam a marca de R$ 750 milhões investidos, ao todo. Desenvolvidos em diferentes áreas como educação, proteção ambiental, promoção de energias renováveis, erradicação da pobreza, empoderamento, saúde, inovação, reutilização de resíduos, redução da pegada de carbono, entre outros.

A seletiva contou com 17 projetos inscritos. O júri, composto pelas empresas Ideia Sustentável, Instituto Ethos e Pacto Global, avaliou os projetos de cada categoria pela representatividade e pontuação nos quesitos relevância, implementação e argumentação do projeto. O evento ofereceu ainda uma palestra ministrada pelo diretor-presidente da Ideia Sustentável, Ricardo Voltolini, considerado um dos mais requisitados consultores de sustentabilidade empresarial do país.

Ricardo Voltolini – diretor-presidente Ideia Sustentável

Vencedores Categoria Diversidade

Ángel Vázquez Díaz de Tuesta – Cônsul Geral da Espanha em SP

Projetos vencedores

CATEGORIA DIVERSIDADE

Porte Grande empresa

• Telefônica Brasil

Projeto: Vivo Diversidade

Descrição: Com o Vivo Diversidade, lançado em 2018, a Telefônica Brasil unificou suas diferentes ações em um programa transversal à organização, que visa promover a cultura inclusiva e ampliar, inicialmente, a representatividade de mulheres, negros e pardos, pessoas com deficiência (PCD) e LGBT+, em todos os níveis hierárquicos da empresa.
Porte PME

• EMDOC

Projeto: PARR – Programa de Apoio para a Recolocação dos Refugiados

Descrição: O PARR tem como principal objetivo auxiliar na integração de pessoas em situação de refúgio na sociedade brasileira por meio do acesso ao mercado de trabalho, inserção laboral, geração de renda e autossuficiência econômica, visando uma vida mais digna.

CATEGORIA INOVAÇÃO

Porte Grande empresa

• Neoenergia

Projeto: Energia do Futuro

Descrição: O projeto Energia do Futuro transformará o modelo de distribuição de energia elétrica das cidades de Atibaia, Nazaré Paulista e Bom Jesus dos Perdões, tornando-o inteligente através da instalação de medidores inteligentes e um sistema de automação moderno.

Porte PME

• Habitar Construções Inteligentes Construção Civil

Projeto: Entulho Zero na Construção Civil

Descrição: A Habitar Construções Inteligentes possui profissionais qualificados que desenvolveram um processo construtivo sustentável, para construção de casas e pequenas edificações. Este novo processo construtivo visa aprimorar a forma de produzir e administrar os resíduos gerados na construção civil buscando soluções economicamente viáveis para o empreendimento e levando em consideração dois quesitos básicos: adequação ambiental e viabilidade econômica.

CATEGORIA SOCIOAMBIENTAL

• Banco Santander Brasil

Projeto: Microcrédito – Uma Alavanca para a Prosperidade

Descrição: Promover a inclusão financeira, fortalecer o empreendedorismo e contribuir para a geração de emprego e renda: estes são os objetivos que movem o Prospera Santander Microfinanças desde 2002. A unidade de negócios atua em comunidades desbancarizadas, nos rincões do País, e fala pessoalmente com quem quer prosperar, mas sofre por não ter acesso a serviços financeiros.

Para saber mais informações, acesse o site: www.camaraespanhola.org.br.

SOBRE A CÂMARA ESPANHOLA

A Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil é uma associação empresarial que atua há mais de 60 anos na promoção das relações econômicas entre Espanha e Brasil e conta com associados dos mais diversos setores, portes e nacionalidades. Além do intercâmbio comercial entre os dois países, sua missão é promover um ambiente de negócios ativo, valorizando o networking e gerando o compartilhamento de informações estratégicas por meio de eventos e comitês setoriais de trabalho, apoio a missões empresariais, busca de importadores e parceiros comerciais, além de apoio ao posicionamento da marca das empresas associadas no mercado brasileiro. Este ano a Câmara assumiu a presidência da Eurocâmaras e reforça seu compromisso em apoiar também os negócios bilaterais entre Mercosul e União Europeia.


Warning: Trying to access array offset on value of type null in /www/wwwroot/www.camaraespanhola.org.br/wp-includes/class-wp-query.php on line 3714