Neoenergia estimula presença feminina no setor elétrico com capacitação e contratação de mulheres eletricistas

Fonte: Neoenergia Posted on

Para incentivar a inserção feminina na sociedade, a Neoenergia está ampliando as oportunidades para as mulheres exercerem funções no setor elétrico brasileiro. Até 2030, a empresa espera alcançar 35% de alunas formadas pela Escola de Eletricistas, curso gratuito de capacitação profissional oferecida pela empresa em parceria com o Senai. Como parte desse objetivo, a Neoenergia anunciou nesta quarta-feira (3/8) a contratação da turma de mulheres que acabou de concluir a instrução na Bahia.

A maioria delas vai atuar como eletricistas na concessionária da companhia no estado, a Neoenergia Coelba. A iniciativa faz parte dos compromissos sociais assumidos pela companhia dentro do propósito ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês), e está alinhada à estratégia de negócios, aos valores e às políticas de gestão, assim como às ações para tornar a indústria de energia mais inclusiva.

Temos o compromisso de aumentar a participação de mulheres no setor elétrico e nas nossas distribuidoras. Acreditamos que podemos estimular a força feminina no mercado profissional, oferecendo qualificação completa e boas oportunidades, além de inspirar outras iniciativas nesse sentido”, afirma Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia. O executivo participou da formatura da turma ocorreu nesta quarta-feira (3), na sede do SENAI Dendezeiros, onde o curso foi realizado.

A Escola de Eletricistas é um projeto pioneiro no mercado de energia. Desde 2013, cerca de 4.690 profissionais completaram a formação, sendo quase 10% mulheres.  “Queremos que, cada vez mais, elas passem a integrar o nosso quadro de colaboradores. Acreditamos que essa capacitação tem um papel fundamental na geração de trabalho e renda, abrindo oportunidades para o desenvolvimento feminino”, ressalta Régia Barbosa, superintendente de Desenvolvimento Organizacional e Cultura da Neoenergia.

Valdirene dos Anjos, 37 anos, mulher, negra, mãe e nova colaboradora da Neoenergia Coelba, viu na Escola de Eletricistas a oportunidade que precisava para se reerguer após passar por uma depressão com o fim do casamento e perda da guarda dos filhos. “Hoje, tenho o suporte financeiro que precisava para retomar minha vida, criar meus filhos e dar início a um novo projeto na minha carreira”, relata Valdirene.

Em 2019, a Neoenergia passou a disponibilizar turmas exclusivas e reservar parte das vagas da Escola de Eletricistas para o público feminino. A iniciativa é reconhecida como exemplo global de Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia para estimular boas práticas das empresas.

Leia a matéria na íntegra

Warning: Uninitialized string offset 0 in /www/wwwroot/www.camaraespanhola.org.br/wp-includes/class-wp-query.php on line 3714