Grandes desafios serão debatidos na primeira ANUFOOD Brazil – Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas, que acontece entre os dias 12 a 14 de março no São Paulo Expo. O Congresso do evento, organizado com a curadoria da FGV Projetos, reunirá especialistas do mercado e do governo em discussões pautadas por três assuntos centrais: segurança alimentar, regulamentação e o desperdício.
“São questões atuais e que cada vez mais requerem a atenção de toda a cadeia de valor de alimentos e bebidas. Conhecê-las é fundamental para os profissionais da área”, afirma Cassiano Facchinetti, Diretor Geral da Koelnmesse, organizadora do evento.
O tema da segurança alimentar não se refere propriamente a meios para evitar adulterações, desvios ou contaminações de produtos. Diz respeito à garantia de alimentos em quantidade e qualidade adequadas à crescente população mundial, sobretudo nas economias em desenvolvimento. “A Organização das Nações Unidas (ONU) e outras entidades avaliam que não haverá paz onde houver fome. É essa a segurança em questão”, explica Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e Coordenador do Centro de Agronegócios da FGV (GV Agro).
Rodrigues integrará o primeiro painel do Congresso, no dia 12 de março, apresentando o cenário global para a segurança alimentar. Segundo estudos, em dez anos a oferta de alimentos terá de crescer 20% para a nutrição adequada de toda a população mundial. Para esse incremento ocorrer, o Brasil precisará aumentar sua produção em 40%. Tal “missão” será abordada pela atual ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.
Leia a matéria na integra