A semana foi de braisntorm em torno do projeto bConnect. Assim está sendo chamada a rede blockchain que pretende integrar o comércio exterior do Mercosul. Representantes do Brasil, Uruguai Paraguai e Argentina estiveram reunidos num encontro técnico. O evento ocorreu na sede do Serviço Federal de Processamento de Dados, em Porto Alegre.
De acordo com o site oficial do Serpro, a rede vai ser dedicada à troca de dados acerca de empresas cadastradas como atuantes no comércio exterior. Trata-se, portanto, de uma operação fundamental para a aduana dos países envolvidos. Embora o encontro da capital gaúcha tenha sido anunciado como um momento de prototipagem e desenvolvimento do produto, o projeto está adiantado. A previsão é de que a plataforma esteja finalizada nos próximos dias e haja lançamento em agosto.
Conforme informação também divulgada pelo Serpro, haverá duas etapas. Primeiro,ocorre tramitação de informações entre Brasil e Uruguai. Já, na fase seguinte, o intercâmbio de dados envolverá todos os países envolvidos no projeto. Essa é a dinâmica que está de acordo com o depoimento do representante da Superintendência de Relacionamento com Clientes Fazendários e Comércio Exterior do Serpro, Paulo Ramos.
Leia a matéria na integra