Antes de responder à pergunta título deste artigo, se faz necessário explicar alguns vieses inconscientes que estão presentes em inúmeras frases cotidianas inseridas em ambientes corporativos:
“Se eu for muito generosa ou generoso irão pisar em mim.”
“Generosidade em ambiente de trabalho é sinônimo de ser boazinha ou bonzinho.”
“A generosidade esgota a gente, pois estamos sempre fazendo as coisas para os outros.”
“Generosidade é coisa de mulher.”
Estas frases são reflexos de construções sociais e demonstram que precisamos desconstruir estas ideias e ensinar o verdadeiro valor da generosidade alterista (com limites) para as organizações e suas pessoas.
De acordo com a teoria desenvolvida pelo professor e psicólogo Adam Grant, as pessoas que têm mais sucesso profissional são aquelas que possuem como um de seus valores a generosidade, mas sabem colocar limites nesta generosidade para não entrarem em esgotamento emocional.
Quando conhecemos os nossos próprios limites, somos capazes de respeitar os limites dos demais e esta relação tem uma importância fundamental para desenvolver a confiança nos relacionamentos dentro da empresa.
Relações de confiança trazem segurança psicológica para cada indivíduo e abrem espaço para solicitação e recebimento de ajuda, mas para que isso aconteça é preciso COMUNICAR.
Onde não há comunicação não há lugar para a generosidade alterista (com limites). Líderes e liderados precisam ter um fluxo de comunicação eficiente para que não haja vergonha ou medo em dizer quais são os seus limites e porque o seu NÃO naquele momento é um SIM para você ou para a empresa.
Neste sentido, incentivamos a criação de ações que criem este ambiente generoso alterista e que as pessoas tenham espaço para serem diferentes em suas necessidades profissionais ou pessoais.
Alguns exemplos de ações são:
– Cafés para feedbacks informais;
– Anéis de reciprocidade;
– Solicitar mais ajuda e se oferecer mais para ajudar;
– Atividades para fortalecimento da confiança;
– Talks sobre diversidade, equidade e inclusão.
O InsAB (Instituto de Alterismo do Brasil) é o primeiro instituto do Brasil voltado à implementação da Cultura da Generosidade Alterista em organizações, com foco na equidade de gênero.
Nosso propósito é construir espaços generosos alteristas nas empresas (onde os limites são respeitados) com o objetivo de transformar intenções de diversidade, equidade e inclusão em ações, gerando produtividade sem impactar a saúde emocional de suas pessoas.
Oferecemos soluções integrais para as empresas, tais como: diagnósticos, workshops, palestras, consultoria e certificação para formadores de opinião na Cultura da Generosidade Alterista, fundamentada nos critérios de análise utilizados em um modelo de investimento que avalia os indicadores ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG).
*Cris Zanata – CEO e Fundadora do InsAB
www.insab.com.br