Como fazer upskilling da força de trabalho do futuro para criar vantagem competitiva em serviços financeiros
A Covid-19 abalou fortemente o setor de serviços financeiros, encerrando uma década de ciclo de crédito positivo e praticamente assegurando um futuro com taxas de juros ultrabaixas.
A pandemia também exacerbou os atuais desafios da produtividade. Muitas organizações têm registrado índices de custo/rendimento insustentáveis e, se não agirem, terão sua sobrevivência ameaçada. Mas a crise também revelou oportunidades em termos de produtividade. Algumas delas geradas pelo fechamento de escritórios e filiais físicas por questões de saúde, pela relativa facilidade com que os consumidores migraram para os canais digitais e pelos aspectos positivos do trabalho remoto.
Em nosso primeiro relatório de produtividade, publicado em 2019, identificamos seis áreas de foco dos maiores esforços de produtividade por parte das instituições financeiras. Agora, em nossa segunda pesquisa, percebemos que um deles, melhorar o QI digital da força de trabalho, está integrado e interligado com todos os outros.
O upskilling como base da produtividade
Cada pilar da produtividade envolve algum tipo de upskilling (aprimoramento das qualificações digitais), como você vai perceber no relatório. Compreender melhor a força de trabalho, por exemplo, requer a implantação de novas ferramentas de medição e análise. Adotar a economia de plataformas para aproveitar totalmente o trabalho autônomo e a inovação em crowdsourcing significa organizar e gerenciar a força de trabalho de forma diferente e desenvolver e lançar produtos de uma nova maneira. Garantir que seus empregados adquiram novas habilidades para um mundo novo vai revelar ganhos de produtividade em todos os níveis e será fundamental para tornar sua organização de renome mundial.
Descubra os 5 pilares da produtividade:
- Pilar 1: compreender melhor a força de trabalho;
- Pilar 2: repensar as funções da mudança;
- Pilar 3: adotar a economia de plataformas;
- Pilar 4: popularizar a abordagem agile;
- Pilar 5: dominar a fundo o trabalho digital.
Conclusão: novas competências para um novo mundo
Como mostram os resultados da nossa pesquisa e nossa experiência com as principais instituições financeiras globais, há várias formas de enfrentar o difícil desafio da produtividade, mas todas têm uma base comum. Você precisa melhorar o QI digital e as competências sociais relevantes da sua força de trabalho. Essas habilidades são ainda mais importantes em um ambiente pós-Covid-19. Na verdade, elas são o fator decisivo para aumentar a produtividade em uma base sustentável, o que está se mostrando essencial para o sucesso de longo prazo de uma organização.
Esse desafio de competências pede uma abordagem e uma estratégia abrangentes de talento, além da execução de esforços de upskilling específicos, capazes de demonstrar claramente a conexão entre investimentos e resultados melhores de negócios. Sem esses resultados quantitativos – e maior engajamento dos empregados (que também deve ser medido) – nossa experiência mostra que programas de upskilling rapidamente perdem impulso e acabam por falhar. Por outro lado, vincular explicitamente investimentos a resultados e benefícios obtidos gera confiança em que esse tipo de esforço resultará em maior retorno dos investimentos e melhorias em outros aspectos de desempenho. E esse entusiasmo pode rapidamente se espalhar por toda a empresa.
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