O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) venceu as eleições realizadas neste domingo na Espanha, de acordo com a apuração divulgada pelo governo do país. O partido liderado pelo atual presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, obteve 28,29% da preferência do eleitorado, que se traduzem em 123 cadeiras das 350 que compõem o parlamento.
A vitória do PSOE, que tinha 84 deputados na legislatura anterior, foi anunciada pela porta-voz do governo da Espanha, Isabel Celaá, em entrevista coletiva. Além do triunfo no Congresso dos Deputados, os socialistas garantiram maioria absoluta no Senado.
Sem os 176 deputados necessários para formar maioria, no entanto, Sánchez será obrigado a fazer alianças com outros partidos para governar. Os resultados apontam que o primeiro-ministro poderá formar a maioria se obtiver apoio do Podemos, do Partido Nacionalista Basco (PNV) e de outros partidos de esquerda de menor expressão.
No discurso realizado na sede do PSOE em Madrid, Sánchez agradeceu aos eleitores pelos votos e destacou que o “passado perdeu” nas eleições deste domingo na Espanha. E disse estar disposto a governar com todos os grupos políticos, com a única condição de que eles respeitem a Constituição do país.
Leia a matéria na integra