Qual o seu perfil de liderança: alterista ou comum?

Fonte: InSab Posted on

*Cris Zanata

Um líder alterista é aquele dotado de propósitos e valores verdadeiros, que acredita que tem uma missão, uma mensagem e um ensinamento para ser transmitido para outras pessoas.

Este é o perfil de líder que as empresas precisam nos dias atuais e é possível usar conhecimentos e habilidades para se tornar um deles.

Se você quiser se tornar um líder alterista vai precisar agir como uma pessoa doadora alterista.

A pessoa alterista é aquela definida como doadora em uma corporação, ou seja, é aquela que se preocupa com os demais, que está disposta a ajudar, ensinar, colaborar, que sabe ouvir seus colegas de trabalho, mas que age levando em conta seus propósitos e pensando naquilo que é bom para todos.

Um líder alterista se diferencia dos demais porque não somente passa as instruções para a equipe, mas trabalha junto visando o interesse comum. Ele motiva e direciona a equipe para trabalhar em conjunto e focar em uma causa única.

Para se tornar um líder alterista é importante que você compreenda as atitudes de cada perfil de líder e analise com atenção suas diferenças.

CENÁRIO: SUA EQUIPE ESTÁ PASSANDO POR UMA SITUAÇÃO DESCONFORTÁVEL COM O CLIENTE

● Atitude sobre a responsabilidade da negociação
LÍDER COMUM – joga a responsabilidade para a equipe e a responsabiliza pela situação, além de não tomar uma atitude para resolver e melhorar a relação.
LÍDER ALTERISTA – conversa com a equipe e tenta encontrar soluções em conjunto, além de instruir a equipe de uma forma que não seja prejudicial para nenhuma parte.

● Atitude sobre a habilidade técnica
LÍDER COMUM – não tem habilidade técnica porque não tem interesse e não escuta a opinião dos colaboradores.
LÍDER ALTERISTA – por ter habilidades, consegue ajudar a equipe a encontrar soluções e quando não tem habilidade técnica chama a equipe e escuta a opinião de seus colaboradores.

● Atitude sobre a transferência de conhecimento
LÍDER COMUM – inseguro, retém conhecimento e não o transmite porque é centralizador e se sente constantemente ameaçado.
LÍDER ALTERISTA – enxerga o conhecimento como uma forma de transformar as pessoas e não tem medo de transferir este conhecimento.

Como agir como líder alterista?

Um líder alterista é aquele que luta pelos seus ideais, valores, propósitos e que entende que o compartilhamento de conhecimento gera transformação para outras pessoas. Tem consciência que o conhecimento, argumentos e pensamentos são seus, mas é possível dividir sua expertise com outras pessoas como forma de crescimento contínuo. Além disso, cria novas maneiras de pensar e se comunicar com os demais.

As características e atitudes de um líder alterista estão conectadas com as competências relacionais, que são necessárias para conseguir se diferenciar do grupo de líderes que alcançam grandes posições, mas não desenvolvem a capacidade de se relacionar suas equipes, pares, etc.

As competências relacionais funcionam como um código de ética e devem ser analisadas tendo em vista os valores e atitudes dos envolvidos.

Segundo o terapeuta e escritor dinamarquês Jesper Juul, é possível definir as competências relacionais como sendo um conjunto interconectado de atitudes e valores relacionais.

De acordo com ele, existem 3 elementos centrais que formam as competências relacionais:
1) Respeito igual pelas partes
2) Autenticidade
3) Responsabilidade pela relação

RESPEITO IGUAL PELAS PARTES

Descreve a atitude individual acerca das diferenças entre sua própria cognição, intenção e emoções e as dos outros.
Mede a disposição e abertura individual para aprender e reconhecer os sentimentos, intenções e pensamentos alheios e respeitá-los e tomá-los a sério como se fossem seus.

O valor básico pode ser chamado de igual valor e considera cada indivíduo tão valioso quanto o outro.
Cada expressão individual de alguém em forma de intenção, emoção, pensamentos é considerada com um significado e deve ser tomada a sério, mesmo quando você não concorda uma determinada situação.

Dentro do conceito das competências relacionais, esta atitude significa que você presta atenção nos outros sem condenar ou depreciar a outra pessoa.

AUTENTICIDADE

Descreve a disposição e abertura para ser quem você é e mostrar suas emoções, intenções e pensamentos em uma relação.

Ao invés de manter suas experiências internas e externas em segredo, elas são demonstradas com transparência na relação com o outro(a) com o objetivo de que o outro saiba, compreenda e divida experiências com você.

A suposição básica aqui é que as relações somente desenvolvem autenticidade se as partes dividirem experiências de uma maneira autêntica.

Em conjunto com a atitude de respeito pelo outro, a autenticidade desenvolve um alto grau de compartilhamento e proteção (cuidado).

RESPONSABILIDADE SOBRE A RELAÇÃO

Descreve uma habilidade individual e supõe ver você ou as outras pessoas como partes decisivas e influentes na relação.

Este conceito implica que o indivíduo está tomando medidas ativas para induzir mudanças quando surgem problemas, em vez de apenas colocar a culpa no outro.

Além disso, um indivíduo que aceita sua responsabilidade pelo relacionamento tende a refletir sobre o seu comportamento específico dentro da relação e sabe que relacionamentos bem-sucedidos dependem da ação de todos os envolvidos.

O pressuposto é que os relacionamentos melhoram se ambos os parceiros se veem como partes responsáveis do relacionamento e expressam a vontade de se auto refletir e mudar quando os problemas ocorrem.

Ser líder é um eterno aprendizado.

É entender que é preciso se posicionar sobre aquilo que você fala e quer ensinar. É ter consciência da importância de como você coloca a sua mensagem para sua equipe e para o mundo.

Comece a pensar naquilo que você pode fazer para se tornar um grande líder alterista.

Busque as oportunidades para poder se expressar melhor e ajudar mais pessoas por meio da transferência de seus conhecimentos!

*Cris Zanata – CEO e Fundadora do InsAB