Recuperação da economia depende de ‘conter o vírus’, diz FMI

Fonte: Tribuna de Jundiaí Posted on

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, afirmou nesta terça-feira (31), que a previsão do fundo para uma recuperação econômica no próximo ano dependem do resultado das ações de contenção da pandemia e de uma redução do nível de incerteza.

Na semana passada, a chefe do FMI apontou que este ano deverá registrar uma recessão, mas que uma recuperação é esperada em 2021, com a economia normalizada.

“Para chegar lá, é fundamental priorizar a contenção e fortalecer os sistemas de saúde em todos os lugares”, disse ela na ocasião.

Georgieva ainda disse que ações são bem-vindas para proteger pessoas e a economia da Covid-19, que levou a um declínio na volatilidade nos principais mercados financeiros no último mês.

Ela destaca um plano ambicioso do G20 para fortalecer a capacidade dos sistemas de saúde e estabilizar a economia mundial: “medidas oportunas, direcionadas e coordenadas; e pavimentar o caminho para a recuperação”.

A diretora-gerente destacou que o Conselho Executivo do fundo aprovou, na última quinta-feira (25), uma reforma do chamado Fundo de Contenção e Alívio de Catástrofes, que vai permitir que os países mais pobres invistam na resposta à pandemia em vez de pagar suas dívidas com o FMI.

Leia a matéria na integra!

Talvez você gostaria de ler também

\
Warning: Trying to access array offset on value of type null in /www/wwwroot/www.camaraespanhola.org.br/wp-content/themes/camara/single.php on line 69

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /www/wwwroot/www.camaraespanhola.org.br/wp-content/themes/camara/single.php on line 69

O desafio de congelar a economia

Durante semanas, com a China já paralisada e as cadeias de suprimentos dando o primeiro golpe, a palavra recessão permaneceu fora do léxico: o debate ainda girava em torno de quanto o coronavírus subtrairia do crescimento. Mas a pandemia chegou ao Ocidente e as dúvidas rapidamente se volatilizaram: uma economia confinada deixa pouco espaço para escapatória. Haverá recessão na[…]

Saiba mais