Saúde por AME (Amigos Múltiplos Pela Esclerose) | Agosto Laranja: o mês de conscientização da esclerose múltipla

Fonte: AME (Amigos Múltiplos Pela Esclerose) Posted on

Respeito e dignidade são os motes da campanha pela Esclerose Múltipla em 2021

Em 2021 celebramos 15 anos do Dia Nacional da Esclerose Múltipla, comemorado em 30 de agosto. A data é o marco pela necessária conscientização sobre a EM, condição neurológica que mais afeta jovens adultos em todo o mundo. Apesar de ser considerada rara no Brasil, a EM tem um enorme impacto social e econômico: segundo estudo da AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose com pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 79% dos entrevistados tinham ocupação com renda quando receberam o diagnóstico – já no momento de resposta do questionário, com média de idade de 36 anos, apenas 59% preservaram alguma ocupação com renda. 

Por isso, só um dia não basta: a campanha do Agosto Laranja traz a Esclerose Múltipla como protagonista durante todo o mês, com informação, acolhimento e respeito para todas as pessoas que convivem com a EM.

A Esclerose Múltipla é uma condição autoimune rara que afeta aproximadamente 40 mil brasileiros. Mais comuns em mulheres, ela não tem cura, mas tem tratamento, e o diagnóstico precoce é fundamental para impedir a progressão da doença a longo prazo, prevenir recaídas e manter os sintomas sob controle. A condição, ainda pouco conhecida pela sociedade, apresenta como sintomas mais comuns fadiga, formigamentos, problemas no equilíbrio e na coordenação.

“Falar sobre a Esclerose Múltipla é mais do que necessário: pode melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas que apresentam sintomas, mas não conhecem a condição e não sabem como proceder”, diz Gustavo San Martin, presidente da AME, organização que criou o Agosto Laranja em 2014. No Brasil, a idade média de diagnóstico é aos 34 anos, quando a pessoa costuma ter uma carreira profissional, família e planos para o futuro. Quando a Esclerose Múltipla entra em cena, é fundamental que as pessoas saibam que existe tratamento e que ele é muito importante para ajudar em seu prognóstico.

Neste ano, o Agosto Laranja busca esclarecer mitos sobre essa condição, trazer muito conteúdo e celebrar as conquistas de pessoas com EM, destacando a importância do respeito e dignidade para cada uma delas. Tudo isso sem deixar de lado novidades em pesquisas e estudos. A AME preparou um cronograma muito especial durante todo o mês, com eventos virtuais, o lançamento do livro ‘Direitos Múltiplos’, o Pedale por uma Causa – desafio esportivo em todo o Brasil – e a iluminação do Cristo Redentor em laranja no Dia Nacional da EM.

Saiba mais