Saúde por AME (Amigos Múltiplos pela Esclerose) | Fadiga de telas: por que acontece e como evitar?

Fonte: AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose Publicado em

Ainda que as restrições à circulação de pessoas estejam sendo gradativamente aliviadas neste ano, com a oferta de vacinas e a diminuição dos casos do novo coronavírus, a mudança digital veio para ficar. Computadores, tablets e smartphones se tornaram fundamentais para atividades de lazer, encontros familiares, estudo e, principalmente, trabalho, seguindo a tendência de uma sociedade cada vez mais conectada. 

Por volta da virada do século, a maior parte do trabalho mudou para o computador. Um relatório do Bureau of Labor de 2003 disse que 77 milhões de pessoas, ou 55,5% da força de trabalho dos Estados Unidos, usavam um computador para trabalhar. Em 2012, a Forrester relatou que 66% dos funcionários usam dois ou mais dispositivos. Com os empregos mudando com a tecnologia, cada vez mais pessoas dependem das telas desde o momento em que se levantam até a hora de ir para a cama.

Em vários casos, a tecnologia facilitou muito a vida. Em consultórios médicos, o histórico de cada paciente pode ser acessado em um pen drive ou na nuvem. Bibliotecas digitais permitem aos alunos consultar livros sem sair de casa. E as compras online ampliam as opções dos consumidores, com agilidade nas entregas.

Não importa o que aconteça, é comum que se passe cada vez mais horas em frente a telas brilhantes. Isso é agravado pela pandemia que mantem a todos em casa, aumentando nosso tempo de tela como a única maneira de permanecer conectado com o mundo exterior.

Entretanto, há um risco nessa relação: a fadiga de tela. Existem muitos efeitos diferentes para a saúde que podem advir da fadiga de tela, e o mais comum é a síndrome da visão de computador.

síndrome da visão de computador também é conhecida como fadiga ocular digital e é o resultado do uso prolongado de computadores, tablets e telefones. Os olhos precisam trabalhar mais para enxergar nesses dispositivos. As fontes mudam constantemente de tamanho e formato de site para site, e a distância e a iluminação também mudam de dispositivo para dispositivo. O ângulo do dispositivo e sua postura ao usá-lo também podem criar tensão ou fadiga nos olhos.

A síndrome da visão de computador pode causar sintomas como fadiga ocular, visão turva, olhos secos, dores de cabeça e dores no pescoço e nos ombros.

Confira, abaixo, algumas dicas que podem ajudar a diminuir os sintomas de fadiga por telas:

Considere usar óculos de luz azul ou tela antirreflexo

Os óculos de luz azul reduzem a quantidade de brilho dos LEDs e luzes fluorescentes criadas pelas telas. Além disso, adicionar uma tela antirreflexo pode reduzir a quantidade de luz azul à qual seus olhos são expostos.

Tente ficar de 50 a 75 centímetros de distância da tela

Isso é especialmente difícil com telefones e tablets que tendemos a usar perto do nosso rosto, mas manter uma distância segura irá minimizar o cansaço visual.

Dê uma pausa

Pode ser difícil se afastar, mas você realmente deve tentar dar um tempo aos seus olhos ao longo do dia. Você pode aproveitar esse momento para se mexer um pouco ou até meditar.

Aproveite as aulas gratuitas de exercício físico e meditação do Bem-Estar Crônico nesse link.

A dica 20-20-20 é valiosa: a cada 20 minutos olhando uma tela, olhe para algo a 20 pés de distância (uns 6 metros, aproximadamente) por pelo menos 20 segundos. Com essa pausa, seus olhos vão relaxar.

Organize uma estação de trabalho ergonomicamente correta

Trabalhando em casa ou em um escritório, certifique-se de que sua cadeira esteja ajustada de maneira confortável e correta. Além disso, verifique se o computador está posicionado corretamente na mesa para que você tenha um ângulo de visão adequado e confortável sem forçar seus olhos, pescoço ou ombros.

Para manter o equilíbrio entre casa, trabalho e família no home office, confira essas dicas.

Use colírios para olhos secos, se necessário

Consulte um oftalmologista para avaliar o melhor produto para a sua necessidade.

Saiba mais

Talvez você gostaria de ler também

\

Saúde por AME (Amigos Múltiplos pela Esclerose) | Terapias integrativas na pandemia

No último ano enfrentamos grandes transformações em nossas vidas profissionais. A pandemia do novo coronavírus nos obrigou a fechar escritórios, levar reuniões, eventos e encontros ao virtual e trazer o ambiente corporativo para dentro de casa. Se antes o home office era restrito a poucos profissionais ou a um ou dois dias na semana, ele[…]

Saiba mais